Baile Perfumado! Festa de homenagem a Lampião e memória de BH agita o sabadão

Comemorando dois anos do Grande Hotel Ronaldo Fraga, no bairro Funcionários, a festa Baile Perfumado volta às ruas de Belo Horizonte neste sábado (18) com o melhor da música brasileira: Túlio Mourão e Dona Jandira; forró com Cabra Cega; e o bloco carnavalesco Baianas Ozadas. A programação do evento contará ainda com gastronomia, lazer e intervenções culturais para agradar desde crianças aos mais experientes viventes da capital.

O nome do baile é uma homenagem a Lampião, que um dia antes de ser decapitado, em julho de 1938, promoveu um baile com seu bando no sertão de Sergipe. “Ele tomava banho, virava um vidro de perfume na roupa e ia pra festa. Daí o nome Baile Perfumado. Minha ideia foi um pouco nesse mote: ‘Venham dançar antes que a morte lhe bata à porta’. Além disso, fazer festa na rua é algo que Belo Horizonte recebe muito bem, aliás, é uma vocação da cidade. A festa vem de encontro também com a história dessa casa que ocupamos hoje, na rua Ceará: um casarão de 1920, que foi todo restaurado e é uma declaração de amor à cidade e à memória de BH”, conta Ronaldo Fraga ao Bhaz.

No ano passado, foram três festas de rua realizadas por ele: Carnaval, BH Retrô e o Baile Perfumado. Este ano, em função da Copa do Mundo, o baile quase não saiu, mas os pedidos foram tantos, que Fraga decidiu fazer.

“A festa é democrática, é na rua, é diversa. Valorizamos a música brasileira, a música que gostamos de ouvir e que escutamos o ano todo. Estamos vivendo um momento de aridez extremamente perigoso no Brasil, de desmonte da cultura. Então, é preciso resistir e, principalmente, reexistir”, filosofa.

Questionado sobre essa reflexão e também pelo fato de ser um artista questionador, que sempre retrata um fato da atualidade brasileira ou mineira em suas obras ou roupas – a exemplo de desfiles que lembraram o escritor Guimarães Rosa, a degradação do Rio São Francisco ou o acidente ambiental de Mariana (MG) -, Ronaldo explica: “Acredito que seja uma visão transformadora, na qual acredito: a resistência pelo viés da cultura gera auto-estima, faz com que a população se aproprie da própria história, se veja inteira como povo. É importante, mais do que nunca, ler a melhor literatura, ver o melhor da arte brasileira, escutar o melhor da nossa música. O Brasil é mais do que uma crise econômica, uma gestão de uma crise política. Essa é minha visão de mundo e sempre a aplico no que faço: seja numa exposição, numa coleção de moda ou nesta festa de rua”.

Apesar de acreditar que fazer festa na rua seja vocação de Belo Horizonte, Fraga diz que hoje é mais difícil, pois há muita burocracia. “Esse não é um evento para ganhar dinheiro. Mas sempre penso que tenho o compromisso de ser homem do meu tempo. Valorizar o que estou fazendo hoje. Se isso puder influenciar novos designs ou eu deixar como legado para meus filhos, já terá valido à pena. Essa festa é momento de celebração à vida com poesia, romantismo e cultura para declarar o amor que temos em comum por Belo Horizonte e um respiro desse momento que vivemos de aridez”, conclui.

A programação

O Baile Perfumado terá como mestre de cerimônias a atriz e humorista Gorete Milagres. Com início às 12h, haverá comidinhas preparadas pelo chef português Alexandre Miguel, responsável pelo Bistrô do Grande Hotel, cozinhando ao vivo para os participantes, e estandes de parceiros, como as cervejas artesanais da Cervejaria Backer; vinhos e espumantes da Casa Rio Verde; Pizza Sur; Classe A Frutos do Mar; bolo búlgaro da Deliceria, além de clássicos como pastéis, espetinhos e caldos. Haverá espaço kids. DJs Yuga e Fred Santi iniciam a programação musical antes das apresentações no palco.

O duo Dona Jandira e Túlio Mourão apresenta show voz e piano que traz no repertório pérolas coletadas nas telas de cinema, nos palcos, bailes e rádiosque deu origem ao disco Afinidades; grupo Forró Cabra Cega, formado exclusivamente por portadores de deficiência visual, traz repertório de clássicos do cancioneiro nordestino do “rei do baião” Luiz Gonzaga a artistas influenciados por ele; por fim, banda do Bloco Baianas Ozadas, que tocará hits da música baiana e sucessos do novo Carnaval.

Serviço

Baile Perfumado

Quando? sábado, 18 de agosto de 2018, das 12 às 22h
Onde? Rua Ceará, 1.205, Funcionários, entrada pela esquina com rua Aymorés
Quanto? Grátis. Mas os ingressos devem ser trocados mediante um quilo de alimento não perecível (exceto sal, farinha e fubá), com retirada prévia no site www.sympla.com.br
Informações e retirada de ingressos? http://bit.ly/BailePerfumado2018
Shows: Baianas Ozadas, Túlio Mourão e Dona Jandira, Forró Cabra Cega e DJs Yuga e Fred Santhi
Classificação: Livre (menores acompanhados de maior responsável)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!