ONU solicita que Brasil garanta, mesmo preso, candidatura de Lula à Presidência

O Comitê Internacional de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), a pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, emitiu uma carta para que Lula possa concorrer às eleições deste ano. Além de poder dar entrevistas e ter acesso à mídia, mesmo da prisão. O pedido pode ou não ser acatado pelo governo brasileiro.

Em carta, a ONU “solicita ao Brasil que tome todas as medidas necessárias para que o candidato do PT à Presidência nas eleições 2018, Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, possa desfrutar e exercer seus direitos políticos, enquanto esteja na prisão, como candidato para as eleições presidenciais”.

A ONU informa que o pedido é “uma medida urgente para preservar o direito de Lula”, enquanto o caso ainda não for julgado no mérito. O julgamento deve ocorrer somente no ano que vem.

“É importante notar que, embora esta resposta esteja sendo fornecida pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU, é uma decisão do Comitê de Direitos Humanos, que é formado por especialistas independentes”, explica a ONU.

Lula está preso desde o dia 7 de abril e a Justiça vem negando diversos pedidos da defesa do ex-presidente, inclusive sua participação em entrevistas e debates eleitorais. De acordo com a ONU, Lula deve ter direito de disputar as eleições até que se esgotem todos os recursos.

Veja a carta na íntegra (em inglês):

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!