Suspeito de assediar passageira em ônibus já foi denunciado por estupro; vídeo mostra reação de vítima

Reprodução/Facebook

O homem suspeito de assediar uma passageira de um ônibus em Maceió, nesta semana, já foi denunciado por estupro. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que pediu a prisão preventiva dele ainda na quarta-feira (15). O caso ganhou repercussão nas redes sociais por conta de um vídeo que o mostra com o zíper da calça aberto enquanto é agredido pela vítima. Nas imagens é possível ver que ele leva socos e tapas no rosto.

A Polícia Civil diz que um boletim de ocorrência foi registrado contra José Carlos Silva dos Santos. Ele foi chamado para depor, mas viajou com a esposa. Promotores da 59ª e da ª Promotorias, que atuam no combate a crimes contra crianças e adolescentes, foram os responsáveis por pedir a prisão do homem, cuja liberdade é “um risco à ordem pública”.

O Ministério Público ainda afirma que Santos já foi denunciado pelo estupro de uma jovem de 18 anos. O crime ocorreu em julho de 2017 e ainda não foram aplicadas medidas cautelares, nem a condenação referente ao caso. As apurações estão sob responsabilidade da Delegacia da Mulher.

O caso

Circula pelas redes sociais, nos últimos dias, um vídeo que mostra uma passageira de um ônibus agredindo um homem suspeito de praticar atos libidinosos e assedia-la dentro do coletivo. Nas imagens, que duram cerca de 59 segundos, é possível ver que o agredido está com o zíper da calça aberto. A gravação foi registrada em um veículo da cidade de Maceió, no Alagoas.

No vídeo, a passageira aparece bastante irritada enquanto agride o suposto assediador com socos e tapas. “Seu otário, está pensando que eu sou o que?”, questiona aos gritos. Também é possível ver que outros ocupantes do ônibus acompanham tudo de perto. Alguns deles pedem para que o motorista não abra a porta, mas ainda assim o veículo para e o suspeito desce.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) divulgou uma nota em que diz que vai apurar a postura do condutor do coletivo. Além de explicar que casos como o da passageira devem ser denunciados por meio do 181, número do Disque Denúncia da Polícia Militar, o comunicado diz que os motoristas são orientados a levar os coletivos direto para uma delegacia diante de situações em que intervenções das autoridades sejam necessárias.

Nas redes sociais, internautas repudiam a atitude do assediador e parabenizam a atitude da passageira. “Apanhou foi pouco, parabéns pra essa mulher”, escreveu uma jovem. “Nojento, devia ter apanhado mais”, afirmou outra. “Deveria ter arrebentando o motorista também, outro safado infeliz”, ponderou uma terceira. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!