Entrada de animais de estimação em unidades hospitalares de BH pode ser liberada

A liberação da entrada de animais domésticos em todas as unidades hospitalares de Belo Horizonte pode se tornar lei. Um projeto que determina essa norma recebeu sinal verde na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal da capital e agora será apreciado em plenário pelos vereadores. Caso aprovado em dois turnos, o texto vai para a sanção do prefeito Alexandre Kalil (PHS).

“A internação não é uma experiência agradável, com a possibilidade de levar um animal de estimação o ambiente se torna mais alegre e agradável, não só para o dono do animal, mas para todos os pacientes. Os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não é novidade para a ciência”, aponta na justificativa do projeto o autor do mesmo, vereador Osvaldo Lopes (PHS).

O projeto determina que os animais de estimação devam estar com a vacinação em dia e higienizados, acompanhados de laudo veterinário que assegure a boa condição dos bichos. O texto estabelece ainda que os animais estejam em recipiente ou caixa adequada e, no caso de cães e gatos, estejam também em guias presas por coleiras.

“Os hospitais criarão normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para a visitação dos pacientes internados”, completa o texto. O projeto ainda cita estudos para corroborar a importância da lei.

“Para Joice Peruzzi, veterinária responsável pela Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistida por Animais (Ágata), os estudos que vêm sendo realizados desde a década de 1960 indicam que o contato do paciente com o seu animal de estimação, ou até mesmo com um animal desconhecido, pode trazer melhoras de saúde e qualidade de vida, que vão desde a redução na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos até a sensação de felicidade e relaxamento”, diz trecho.

Os parlamentares destacaram o mérito do projeto, que poderia favorecer o bem-estar do paciente, no entanto, ponderaram os riscos sanitários que a presença de animais poderia ocasionar a todos os demais pacientes. O PL tramita ainda pelas comissões de Saúde e Saneamento, de Meio Ambiente e Política Urbana e de Administração Pública, antes de seguir para votação em plenário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!