Presidente do PSB ataca Lacerda em carta: ‘inseguro, autoritário e antidemocrático’

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) respondeu e criticou, em carta, a retirada da candidatura e desligamento de Marcio Lacerda da sigla. Em nota, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, considerou o ex-prefeito de Belo Horizonte como “um político inseguro, vacilante, indeciso e que faz política sem qualquer consideração ao esteio de relações que ela implica, afirma não raro, com seu autoritarismo, uma tentativa de superar as fragilidades que promove, ao cultivar um personalismo, de natureza obviamente antidemocrática”.

A carta foi divulgada por meio da assessoria de Siqueira. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, anunciou na manhã desta terça-feira (21) a saída do PSB, depois de 11 anos no partido. A motivação foi o acordo nacional de seu partido, firmado por Siqueira, com o Partido dos Trabalhadores (PT), que inviabilizava a candidatura de Lacerda ao Governo de Minas.

O socialista tentou recorrer à Justiça para derrubar a decisão do diretório nacional do partido, porém, sem perspectiva de vitória no processo, Lacerda retirou sua candidatura e se desligou do PSB.

Na carta, Siqueira explica sua versão sobre a desistência de Marcio e também afirma que o ex-prefeito estava ciente de que não conseguiria manter sua candidatura. “A desistência se dá como consequência natural da derrota certa que encontraria na Justiça Eleitoral, mobilizada por ele na tentativa de anular as deliberações do Congresso Nacional Eleitoral do PSB, que ocorreu no dia 5 de agosto de 2018”, diz trecho da carta.

O político ainda ataca as decisões de Lacerda em 2012, quando o mesmo deixou de apoiar Paulo Brant, que atualmente está no Partido Novo, e apostou em um candidato que não venceu as eleições.

“Se os brasileiros, especialmente aqueles de Minas Gerais, quiserem formar um juízo mais acurado sobre o quilate desse binômio personalismo/autoritarismo, basta recordar o que ocorreu na sucessão do próprio Marcio Lacerda, na Prefeitura de Belo Horizonte. Ele anunciou, pela imprensa, a retirada da candidatura do executivo Paulo Brant para, na sequência, emprestar seu apoio ao candidato do PSD, que mereceu míseros 3% de votos, quando as urnas se fecharam”, diz outro trecho da carta.

Leia a carta de Carlos Siqueira destinada a Marcio Lacerda na íntegra clicando aqui.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!