[Editorial] Bhaz anuncia novidades para a cobertura das Eleições 2018

Na era da (des)informação e do desinteresse – desesperança? – pela política, a imprensa assume um papel ainda mais fundamental. E o Bhaz encara o desafio (responsabilidade) e promete fazer uma cobertura ampla e precisa, séria e moderna, com um objetivo principal: ser um espaço para debates propositivos.

Com um calendário enxuto – já parou pra pensar que faltam praticamente 45 dias para as eleições? – pretendemos fugir de ataques e desinformações, e, ao mesmo tempo, dar um espaço idêntico para todos os 23 candidatos ao Governo de Minas e ao Senado pelo Estado. Como sempre, mesclando uma linguagem atual e agradável a bastante conteúdo. Ficou curioso? Então veja só como será a cobertura do Bhaz.

Convidamos todos os oito candidatos ao Governo de Minas para participar de uma entrevista, com cerca de 40 minutos, aqui no estúdio do portal. Vamos abordar com todos os que pretendem ocupar o cargo mais importante do Executivo mineiro áreas essenciais para a população – tais quais saúde, educação, mobilidade, segurança. Além disso, os concorrentes serão sabatinados sobre os desafios de suas próprias trajetórias.

Ainda na cobertura com os candidatos ao Governo mineiro, vamos repetir um sucesso das Eleições de 2016: as Rapidinhas. Ao melhor estilo de perguntas e respostas “ping-pong”, pretendemos levar um pouco mais da visão dos concorrentes de forma rápida e espontânea. Por fim, uma novidade: o React. Os postulantes vão reagir a comentários e observações feitas por eleitores nas redes sociais.

Todos os conteúdos serão publicados no portal, no Facebook e no YouTube do Bhaz – esta última rede social, inclusive, hospedará a longa entrevista na íntegra.

Senado

O Bhaz também dará amplo espaço para outra importantíssimo cargo: as duas vagas ao Senado. E, mais uma vez, aliando um formato agradável ao leitor e, ao mesmo tempo, propositivo, com bastante conteúdo. Todos os 15 concorrentes serão convidados a responder perguntas-padrão, como em uma entrevista de emprego, sobre o que pretendem garantir caso representem Minas Gerais no Congresso Nacional. As Rapidinhas também estarão presentes.

Além disso, a equipe de jornalismo produzirá reportagens especiais, explorando Jornalismo de Dados, sobre os fatos mais relevantes no processo eleitoral. Como o Bhaz não encomendará nenhuma pesquisa, decidimos repercutir levantamentos realizados por três respeitados institutos: Ibope, Datafolha e MDA.

Por fim, fechamos uma parceria com a Campanha Libertas. Formado por mulheres jornalistas de Minas, o coletivo fará uma cobertura jornalística das eleições de 2018 com foco nas mulheres. O objetivo do grupo é apresentar todas as candidatas mineiras aos leitores, de forma independente e isenta.

Todo o material produzido pela Campanha Libertas também será publicado no nosso portal.

Portanto, convidamos você, caro leitor, a acompanhar a cobertura das Eleições 2018 pelo Bhaz e ouvir diretamente dos candidatos as propostas que podem impactar na sua vida durante os próximos quatros anos. Reforçamos que o portal não apoiará nenhum postulante e defende a sua importância (a sua mesmo, eleitor) nesse processo.

Escutar, refletir e avaliar cada ideia faz a diferença nas urnas, nos resultados e na vida de cada cidadão. Que comece a disputa!

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!