Perfil sustentável, qualidade de produtos e diversidade fazem do Verdemar o Melhor Supermercado de BH!

(Henrique Coelho/Bhaz + Divulgação)

O supermercado Verdemar é o que podemos chamar de ‘case de sucesso’. De uma pequena padaria no bairro São Pedro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a pequena venda se tornou um verdadeiro parque de diversões da gastronomia para os belo-horizontinos. Não é à toa que na categoria Melhor Supermercado, os leitores do Bhaz escolheram o Verdemar, no 2º Prêmio Melhores de BH.

História

Primeira unidade Verdemar, no bairro São Pedro. (Divulgação)

Tudo teve início quando os sócios Alexandre Poni e Hallison Moreira se conheceram na faculdade nos anos 1990. Na época, Alexandre vendia queijo na mercearia da mãe no bairro Santo Antônio e em padarias e mercadinhos da região. Após um tempo, o empresário viu seu interesse pelo negócio aumentar e resolveu comprar uma mercearia no bairro São Pedro – por meio de uma sociedade com Hallison e um outro amigo, que mais tarde saiu do grupo.

(Henrique Coelho/Bhaz)

Desde então, a trajetória do Verdemar deu uma guinada e passou por uma sucessão de vitórias que mudaram as vidas dos dois empresários. ‘’Todo dia é um desafio, todo dia é vencer uma nova etapa. Veja, você começar uma coisa igual a gente começou há 25 anos e conseguir ampliar o investimento; e hoje estar com 4 mil funcionários (…) No início você conhecia todo mundo, hoje você não conhece quase ninguém. Semana passada fui na loja na Pampulha e os funcionários não me conhecem. Tive que me apresentar’’, lembra Alexandre.

Inclusiva e sustentável

(Henrique Coelho/Bhaz)

A expansão progressiva e o perfil de sucesso levam o empreendimento a uma avaliação minuciosa, não só dos clientes, como também dos funcionários e dos próprios donos, para o melhor atendimento possível. Para isso, Alexandre Poni destaca o exercício diário para cumprir o objetivo. “Tem toda uma mão de obra que você tem que manter motivada. E isso é um desafio.” Prezando pelas boas práticas de mercado, como a inclusão de trabalhadores com deficiência nas lojas, o supermercado recebeu o segundo lugar na categoria “Grandes Empresas Inclusivas no Estado de Minas Gerais”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Verdemar junto às pessoas com transtornos mentais.

(Henrique Coelho/Bhaz)

Além do perfil inclusivo, outro tema valorizado pela rede é a sustentabilidade ambiental, na qual o Verdemar desenvolve diversas ações. A mais conhecida delas é a eliminação da distribuição — e venda — de sacolas plásticas descartáveis, que causam sérios problemas para o meio ambiente. “Acredito que somos o único supermercado da América Latina que não tem sacola descartável. Nem vendemos, nem damos. E os nossos clientes são engajados em trazer as próprias sacolas retornáveis; isso pra mim é o maior orgulho”, conta Poni.

Diferencial em variedade

(Henrique Coelho/Bhaz)

O Verdemar é conhecido pela grande variedade de produtos ofertados. Para Alexandre Poni, é de extrema importância que o cliente consiga encontrar qualquer produto possível no local. Por isso o investimento em produtos importados é um diferencial. Nas gôndolas da rede encontram-se produtos oriundos vários países. Tem chás do Sri Lanka, molhos e biscoitos da Tailândia, sucos e frutos da Turquia e temperos da África do Sul. Além, claro, do óbvio: chocolates da Suíça e da Bélgica, creme de amendoim dos Estados Unidos e queijos da França e da Itália.

(Henrique Coelho/Bhaz)

A rede ousa nos produtos próprios. Uma novidade é na linha de sorvetes, feita em parceria com a sorveteria Easy Ice, que conta com três sabores inusitados: azeite, manjericão e pão de queijo. Os novos sabores foram pensados para atingir outro patamar na gastronomia, saindo do “lugar-comum” da sobremesa.

(Henrique Coelho/Bhaz)

Reconhecimento

(Henrique Coelho/Bhaz)

São ao todo nove unidades na cidade: São Pedro, Sion, DiamondMall, Buritis, Jardim Canadá, Pampulha, Pátio Savassi, Castelo e Serra; sendo que os empresários abrirão mais duas unidades nos bairros Luxemburgo e Cidade Nova. Para Poni, o fato de o Verdemar ser reconhecido como o melhor supermercado de Belo Horizonte, é porque eles estão no caminho certo. “A gente quer melhorar, a gente quer trazer mais coisas boas para o belo-horizontino. Afinal, somos uma empresa nascida e criada em Belo Horizonte, então a gente tem esse orgulho e esse prazer de ter esse reconhecimento”, conclui.

(Henrique Coelho/Bhaz)

2º Prêmio Melhores de BH

Promovido pelo Bhaz, o 2º Prêmio Melhores de BH elegeu os melhores estabelecimentos em 16 categorias. No início, 24 personalidades de Belo Horizonte fizeram indicações de estabelecimentos e lugares que consideravam os melhores na capital. Em seguida, os cinco mais indicados de cada categoria foram para voto do público. Durante dois meses, o público votou e, na categoria de Melhor Supermercado, o Verdemar foi o vencedor.

Um dos sócios da rede de supermercados Verdemar, Alexandre Poni, recebe o prêmio de Melhor Supermercado pelo Bhaz. (Henrique Coelho/Bhaz)
Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!