Com qual candidato à Presidência você tem mais afinidade? Ferramenta mostra resultado

Fotos: Agência Brasil + Facebook dos candidatos

Uma ferramenta criada pelo site O Iceberg compara suas posições políticas com as dos nove principais presidenciáveis. São 23 questões relacionadas a economia, energia, proteção social, segurança e educação. Basta marcar se você concorda, discorda ou ficou dividido e a “Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 (FAÇA O TESTE AQUI)” mostra o resultado.

De acordo com o site, a “Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018” foi desenvolvida por gestores públicos de carreira, especialistas em políticas públicas, que trabalham com ciência de dados e colaboram com O Iceberg.

Participam do teste, com suas opiniões já expressadas, os candidatos à Presidência Guilherme Boulos (PSOL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Jair Bolsonaro (PSL).

A Calculadora reflete na íntegra o levantamento produzido pelo professor Daniel da Silva Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Confira as fontes das informações, a planilha com os dados das questões, os esclarecimentos e a metodologia utilizada pelo docente.

Cálculo

O cálculo de afinidade entre você e os presidenciáveis foi feito por pontuações sistemáticas. Caso o candidato ou o usuário estejam divididos no assunto, ou se a posição do candidato ainda não foi mapeada, é somado 0,5. Se as posições forem iguais, coloca-se um ponto. Se a sua posição e a do candidato são opostas, não se soma nada. No final, é calculado o percentual de afinidade com base nos 23 pontos distribuídos. As frases no teste foram ajustadas para dar maior clareza e coesão.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!