‘Desafio da Momo’ pode ter feito primeiras vítimas em jogo semelhante ao ‘Baleia Azul’; pais devem manter atenção aos filhos na internet

Reprodução/Twitter

Cerca de dois meses após ganhar repercussão nas redes sociais, o ‘Desafio da Momo’ pode ter feito suas primeiras vítimas fatais em um jogo semelhante ao ‘Baleia Azul’. O caso de um garoto de 9 anos, que morreu por enforcamento em Pernambuco, é o primeiro a ser investigado no Brasil.

Fora do país, ocorrências semelhantes envolvendo adolescentes são apuradas na Colômbia. Um menino de 16 anos e uma menina de nacionalidade argentina, de 12, teriam morrido em menos de 48 horas depois de ter acesso ao viral disseminado por meio do WhatsApp.

+ Baleia Azul: MG tem primeira morte relacionada a jogo que incentiva suicídio 

O ‘Desafio da Momo’ foi relatado pela primeira vez em julho, quando a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México, comentou que usuários do WhatsApp foram ameaçados pela personagem.

A foto que aparece vinculada ao número trata-se de uma escultura japonesa – a mulher-pássaro -, que pertence ao museu Vanilla Gallery, localizado em Tóquio. Ela tem olhos grandes, a pele pálida e um sorriso sinistro.

Rosto da Momo foi retirado de um escultura japonesa (Twitter/Reprodução)

“Vários usuários disseram que, ao enviar uma mensagem à Momo pelo celular, ela respondia com imagens violentas e agressivas. Há também quem afirme que ela respondeu as mensagens com ameaças”, explicou o departamento mexicano, em mensagem publicada no Twitter.

Além de provocar burburinho nas redes sociais, a Momo começou a ganhar interpretações diversas que vão desde o roubo de dados de usuários até a desafios que podem levar à morte. Escolas de diferentes regiões do Brasil emitiram alertas a pais e responsáveis para que fiquem atentos aos conteúdos acessados por crianças e adolescentes, principalmente na internet.

Pernambuco

A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a morte por enforcamento de um garoto de 9 anos tem ligação com o desafio que circula pelo WhatsApp ou se foi um acidente. O menino, que morava em Recife, foi encontrado morto em 16 de agosto.

Ele jantava com o pai, enquanto a mãe estava no quarto com a filha pequena. Um fio que servia para segurar uma parreira na casa foi usado pelo menino para se enforcar. Ele chegou a ser levado para um hospital ainda com vida, mas não resistiu. O celular e o tablet usados pelo garoto são periciados pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco. Ainda não há uma data para que as investigações sejam concluídas.

Colômbia

Autoridades colombianas também apuram as mortes de dois adolescentes, uma menina argentina de 12 e um rapaz de 16. Eles se conheciam e o jovem foi quem teria convidado a garota para o desafio. O porta-voz do governo local, Janier Landono, conversou com o jornal The Telegraph sobre o assunto. “Eles entraram neste desafio que encoraja os jovens a infligirem ferimentos neles próprios. O jogo tem vários níveis e o último é o suicídio”, disse.

Adolescentes de 12 e 16 anos encontrados mortos na Colômbia teriam participado do Desafio da Momo (Minuto30/Reprodução)

Os aparelhos usados pelas vítimas foram apreendidos pelas autoridades, que teriam encontrado mensagens relacionadas ao jogo. As informações são do HSB Noticias, que informa ainda que as mortes dos dois ocorreram no fim de agosto e que eles teriam um envolvimento amoroso.

Dicas de segurança da Polícia Federal para os pais:

1 – Estreitar o vínculo de amizade e cumplicidade com seus filhos e sempre perguntar sobre as atividades desenvolvidas no dia;

2- Ter conhecimento básico de internet e computação, principalmente sobre redes sociais, para instruir os filhos;

3 – Supervisionar o acesso dos filhos à internet de forma discreta e não ostensiva. O melhor caminho é sempre o diálogo e orientação;

4 – Alertar e conscientizar os filhos sobre os perigos que existem na internet;

5 – Importante a conscientização para não compartilharem de maneira exagerada informações pessoais;

6 – Ter o consentimento da criança e do adolescente para acessar o perfil nas redes sociais;

7 – Deixar, se possível, o computador num cômodo público e visível da casa para que, em qualquer momento, possa ser visualizado o que os filhos estão acessando;

8 – Não permitir que os filhos fiquem muitas horas conectados à internet.

Dicas de segurança para os filhos 

1 – Nunca incluir nas redes sociais informações pessoais de maneira exagerada;

2 – Não postar fotos em excesso;

3 – Nunca incluir desconhecidos em contatos;

4 – Preservar a intimidade ao máximo;

Dados alarmantes

No Brasil, são 8 mil casos de suicídio por ano, uma média de 24 casos por dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em Belo Horizonte, em um levantamento feito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG), foram 137 casos de suicídio em 2013. Contagem, na Grande BH, contabiliza 23 no mesmo período.

De acordo com a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), que é especializada no atendimento a pessoas com propensão ao suicídio, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é um fenômeno preocupante, sendo a segunda causa de mortes mais recorrentes entre os jovens.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também ajuda com suporte a pessoas que precisem. Você pode entrar em contato pelo número 188 ou pelo site da CVV. O atendimento é feito via chat, e-mail, Skype, 24 horas por dia. Tudo feito sob sigilo.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!