Médica e estudante adaptam, de maneira criativa, receita de remédios para paciente que não sabe ler

Reprodução/Facebook

Uma estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, adaptou uma receita para um paciente analfabeto. Para assegurar que o paciente tomaria a medicação correta, Manuela Lembos criou alguns adesivos para facilitar a compreensão.

Depois de uma consulta, o paciente analfabeto precisava seguir as orientações para tomar os medicamentos. A estudante Manuela Lembos e sua professora de medicina da família e comunidade Rayssa Pinheiro Miranda aceitaram o desafio de criar uma forma para que o paciente não se perdesse com a orientação dada.

Com fitas e adesivos, a estudante Manuela etiquetou as caixas com cores diferenciadas e as indicou na receita, com a tabela de horários das medicações.

“Foi um trabalho conjunto meu e dela, pensando no bem do nosso paciente, que agradeceu com um sorriso de compreensão ao final do atendimento”, conta Manuela em relato no seu perfil pessoal do Facebook.

De acordo com pesquisa do IBGE, divulgada em maio deste ano, 11,5 milhões de pessoas são analfabetas no Brasil. A incidência chega a ser quase três vezes maior na faixa da população de 60 anos ou mais de idade, 19,3%, e mais que o dobro entre pretos e pardos (9,3%) em relação aos brancos (4,0%).

O tuíte original, da irmã de Manuela, Graviola Lemos, já tem mais de 62 mil retuítes e 162 mil curtidas.

A atitude da estudante e da médica foi muito elogiada nas redes sociais:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!