Vai ficar em BH no feriado? Veja o que abre e o que fecha na cidade nesta sexta-feira

Fotos: Google Street View + PBH

Nesta sexta-feira (7) é feriado da Independência do Brasil e, com isso, alguns horários de funcionamento de serviços públicos e privados podem sofrer alterações. Se você for ficar em BH, fique de olho! A limpeza urbana e o comércio funcionarão normalmente, os bancos não abrem na sexta-feira e o transporte público funciona com horário de domingo.

Bancos

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais e federais. Nesses casos, a população pode usar canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou banco por telefone para fazer transações financeiras.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que, de acordo com a Convenção Coletiva do Comércio de Belo Horizonte 2018/2019, o comércio poderá funcionar durante o feriado de 7 de setembro.

Transporte público

De acordo com a BHTrans e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o funcionamento dos ônibus e do metrô ocorrerá em escala reduzida.

Limpeza urbana

Nesta sexta-feira, haverá coleta domiciliar de lixo em todas as regiões da cidade, além de recolhimento de resíduos comuns em hospitais atendidos pela autarquia e plantões de varrição no Hipercentro, na Savassi e na área hospitalar. A coleta seletiva de materiais recicláveis não será realizada. Não haverá também recolhimento de resíduos de restaurantes populares e sacolões participantes do Programa de Reciclagem de Orgânicos da SLU. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) estarão fechadas.

Parques e Zoológico

Parques das Mangabeiras*
Aberto das 8h às 17h

Mirante das Mangabeiras*
Aberto das 9h às 18h30 (entrada permitida até 18h15)

Serra do Curral*
Aberto das 8h às 17h (entrada permitida até 16h)

Parque Municipal Renné Giannetti
Aberto das 6h às 18h

Parque Ecológico da Pampulha
Aberto das 8h30 às 18h

Demais parques*
Abertos das 7h às 18h

Jardim Zoológico e Jardim Botânico*
Abertos das 8h às 17h (com entrada permitida até 16h)

Aquário da Bacia do Rio São Francisco*
Aberto das 8h30 às 16h30 (entrada permitida até 16h)

*Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso aos Parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além do Mirante do Mangabeiras e espaços da Zoobotânica (Jardins Zoológico e Botânico e Aquário do Rio São Francisco) requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para sua comodidade, leve consigo o talão ou baixe o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para Android e iOS).

Cultura

Casa do Baile
Aberto das 9h às 18h

Museu Histórico Abílio Barreto
Aberto das 10h às 17h

Museu de Arte da Pampulha
Aberto das 9h às 18h

Casa Kubitschek
Aberto das 9h às 18h

Museu da Moda
Fechado ao público

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Fechado ao público

Museu da Imagem e do Som
Fechado ao público

MIS Cine Santa Tereza
Aberto das 16h às 21h

Saúde

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internação, Samu, laboratórios das UPAs e Serviço de Urgência de Psiquiatria Noturno
Funcionam normalmente 24h por dia

Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams)
Funcionam com escala mínima durante o dia e expediente normal à noite

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie)
Funcionam com escala de plantão nesta sexta-feira

Centros de Saúde, Centros de Controle de Zoonoses e Centros de Convivência, Laboratórios de Zoonoses, sedes de distrito e nível central, Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centro de Treinamento e Referência (CTR), Unidades de Referência Secundária (URSs), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), Centros de Reabilitação (Creabs), e Centros de Referência a Saúde do Trabalhador (CERSAT), Centros de especialidades odontológicas (CEO), Centros de Convivência, Central de Atendimento a liminares (CAL), farmácias distritais e a Alta Complexidade
Não funcionam

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!