[Acelera Aí] Viaje pelo mundo de OshKosh 2018, uma das maiores feiras de aviação do planeta

Oshkosh 2018, de volta ao paraíso das mais incríveis maquinas voadoras

Como acontece há 48 anos consecutivos, a cidade de Oshkosh (de 66.500 habitantes), situada às margens do Lago Winnebago, no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, recebeu, entre os dias 23 e 29 de julho deste ano, o EAA Air Venture, uma feira que atrai uma multidão de aficionados por aviação, invadindo a cidade por terra e ar (o aeroporto local, o Wittman Field, se torna nesse período o mais movimentado do mundo). Confira tudo que rolou neste impressionante evento, uma das maiores feiras de aviação do mundo.

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É com o maior orgulho que eles ostentam os dizeres World’s Busiest Control Tower (Torre de Controle mais Movimentada do Mundo). Neste ano, foram 1.780 pousos e decolagens por dia.

Mas não é só de pousos e decolagens que é feito o EAA Air Venture, os números são impressionantes: 10.380 aviões presentes, 2.979 shows e apresentações acrobáticas, 1.500 Fóruns e Workshops, 601.000 visitantes, 2.714 visitantes estrangeiros de 83 países, 12.300 pessoas acampadas, 5.000 voluntários e 6.512 pessoas fizeram voos sobre a feira.

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Oshkosh 2018 3Seguramente, um dos principais motivos da paixão pela aviação é o cuidado com as gerações futuras. Existe um evento específico para kids e teens, o EAA KidVenture, no qual crianças começam a ter contato com a construção amadora. É muito comum ver nos inúmeros Workshops a participação massiva de adolescentes.

Oshkosh 2018 4Por US$ 45, é possível fazer um voo panorâmico de 5 minutos sobre a feira em um histórico Bell 47

Oshkosh 2018 5E, por US$ 85, é possível fazer uma viagem no tempo a bordo de um Ford Tri Motor de 1929 totalmente restaurado

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Oshkosh 2018 7Uma das atrações deste ano foi o acrobático YAK 110, construído por um grupo intitulado “Fat Tire Cowboys” (como gostam de ser chamados) a partir de dois YAK 55. Esse exótico avião é impulsionado por dois motores radiais Vedeneyev M14P russos de nove cilindros, quatro tempos, refrigerado a ar, produzindo 360 hp (268 kW) cada e um turbo jato General Eletric CJ 610 de 2.850 lbs de empuxo.

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Oshkosh 2018 9EAA Seaplane Base, uma visita imperdível, onde se pode fazer voos gratuitos em hidroaviões.
Oshkosh 2018 10Uma das coisas que chama muito a atenção é a presença das Forças Armadas expondo o seu inventário, como esse gigante de transporte estratégico C-5M Super Galaxy, capaz de transportar uma carga útil de 129 toneladas.

Oshkosh 2018 11O versátil F16.

Oshkosh 2018 12O moderníssimo F22 Raptor.

Oshkosh 2018 13Um dos mais lindos aviões que conheço: o bombardeiro estratégico B1 Lancer.

Oshkosh 2018 14Os Warbirds estão sempre presentes, como esse lindo exemplar do North American B-25 Mitchell.

Oshkosh 2018 15Boeing B-29 Superfortress

Oshkosh 2018 16Boeing B-17 Flying Fortress

Oshkosh 2018 17Vought F4U Corsair: um caça embarcado, muito manobrável, bem blindado, com um potente motor radial Pratt & WhitneyXR2800 Double Wasp, de 18 cilindros, que gera 2.400 hp. Bem armado com seis metralhadoras 0.50, o avião foi uma tormenta para os japoneses na Guerra do Pacifico.

Oshkosh 2018 18O elegante Spitfire MK IX, um dos grandes responsáveis pela vitória britânica na “Batalha de Inglaterra”.

Oshkosh 2018 19O venerado North American P 51D Mustang, o “Cadilac dos Ares”.

Oshkosh 2018 20O Curtiss P-40 Warhawk teve um papel crucial com as forças aéreas aliadas em cinco grandes teatros da guerra: China, Mediterrâneo, Sudeste da Ásia, Sudoeste do Pacífico e na Europa Oriental. Ele aparece aqui nas cores dos Tigres Voadores, que foram os primeiros caças ocidentais a combater com sucesso os temíveis Zeros japoneses.

Oshkosh 2018 21De Havilland DH 98 “Mosquito”: este fantástico e versátil avião foi construído em madeira compensada, tinha a destreza de uma caça monomotor e desempenhava funções de bombardeiro leve, caça bombardeiro e caça noturno.

Oshkosh 2018 22O Stinson Reliant é um clássico de cinco lugares, com asa de gaivota e impulsionado por um motor de pistão radial Wright R-760-E23, de 320 hp (239 kW.

Oshkosh 2018 23Produzido entre os anos de 1939 a 1944, o clássico Howard DGA-15 P é equipado com um motor radial de nove cilindros Pratt & Whitney R-985 (450 hp, 336 kW) e tem uma legião de fãs por todo o mundo.

Oshkosh 2018 24O famoso DC 3, impecavelmente restaurado.

Oshkosh 2018 25Este popular e adorado “senhor”, o Piper J3 Cub completou este ano 81 anos de vida. Ele é equipado com um motor Continental A-65-8, de 65 hp (48,5 kW). Devido à sua simplicidade, acessibilidade e popularidade, o avião é comparado ao sucesso do Ford Modelo T

Oshkosh 2018 26São inúmeros os ultraleves em exibição, alguns com mais requintes que muitas aeronaves “de verdade”. O interessantíssimo Milholland Legal Eagle chama a atenção. Ele foi projetado por Leonard Milholland, em 1988, e destinado à construção amadora de baixo custo, pois utilizava partes de fácil aquisição no mercado (veja nas fotos seguintes). Esse modelo encontra-se disponível na forma de Kit’s ou Plantas.

Oshkosh 2018 27O motor é um Half VW, refrigerado a ar e cortado pela metade, gerando 30 hp (22 KW). Este mostrado na foto originalmente nasceu no Brasil.

Oshkosh 2018 28Rodas e freios de bike: mais simples, barato e fácil de achar, impossível.
Oshkosh 2018 29Um dos 2.979 shows aéreos. Esse da foto foi o de despedida da carreira solo de um dos maiores acrobatas do mundo: Sean Tucker.
Oshkosh 2018 30Tem acrobacia com maluco em cima da asa……

Oshkosh 2018 31E até com um Beech B.

Oshkosh 2018 32Congestionamento aéreo…

Oshkosh 2018 33Apresentação noturna de balões.
Oshkosh 2018 34E o maravilhoso show aéreo noturno (foto EAA).

Fotos e texto: Rodolfo Hauck, colaborador do Acelera Aí (*)

Metalmoro 20(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 39 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.

 

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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