[Farsa ou Fato] Cachorros são abandonados por uma mulher na região Oeste de BH?

Reprodução/Facebook

Um vídeo de um suposto abandono de animais no bairro Jardim América, região Oeste de Belo Horizonte, é um dos assuntos mais falados nas redes sociais nos últimos dias. As imagens começaram a circular na última terça-feira (4) e já possuem mais de 26 mil compartilhamentos e 1,3 milhão de visualizações. No vídeo, é possível ver uma mulher descendo de um carro e alimentando três cachorros.

A informação foi disseminada por Leonardo Martins, que publicou as imagens em seu perfil pessoal com a seguinte descrição: “A que ponto chega o ser humano. Isso foi hoje pela manha no bairro Jardim América”.


ATUALIZAÇÃO (11/9): após a publicação desta reportagem, a postagem foi excluída pelo autor

Nos comentários, muitas mensagens de ódio à mulher. “A placa do carro está bem visível! Espero que vá para a cadeia!”, disse um internauta. “Covardia com os animais”, escreveu outra pessoa. Porém, um novo comentário começou a circular com a explicação de que a interpretação do vídeo estaria errada. Na verdade, se trataria de uma boa ação de uma mulher alimentando animais de rua e não abandonando.

“Gente, ela só está alimentando os animais de rua, pelo amor de Deus…”, escreveu uma mulher nos comentários. Uma outra pessoa cobra do dono post uma retratação. “Leonardo, edita aí! Ou apaga, ela estava dando comida, os cães já estavam na rua!”.

Os cachorros foram mesmo abandonados?

O Bhaz conversou com a dona do veículo, a professora universitária Cláudia Silveira Amaral, que explicou a situação e que teve a confirmação do médico veterinário Walter Antônio Mol, do consultório veterinário Bom Pastor. De acordo com a professora, o animal foi retirado da rua para tratar de uma infestação de carrapatos. Os outros dois animais, que também aparecem no vídeo, estavam do outro lado da rua.

“Levei o animalzinho até a clínica do Doutor Walter, que não me cobrou nada pelo tratamento. Depois que o cachorro estava saudável, disse ao médico que não poderia levá-lo para casa, então, ele me orientou a devolvê-lo onde o encontrei”, explica.

Veja a cena que gerou toda a repercussão:

Procurado pelo Bhaz, o médico veterinário Walter Antônio Mol confirma a história da professora. “Ela [Cláudia] é uma pessoa super do bem. Cuida dos cachorros de rua e traz aqui quando necessário. Eu nem cobro nada. O cãozinho estava infestado de carrapatos, então, fiz a medicação”, explica o médico.

O veterinário conta que a professora mora em um apartamento e, com isso, não tem condições de abrigar os animais. “É uma total injustiça o que estão fazendo com ela. Espero que o vídeo seja retirado e o culpado se retrate”. completa.

A professora ficou bem chateada com a situação. “Eu tinha um projeto para continuar cuidando desses animais de rua, mas, depois desse transtorno todo, não vou mais fazer”, explica a docente. Cláudia conta que não recebeu nenhuma mensagem com ameaças. “Por enquanto está tudo tranquilo, mas se acontecer algo comigo, irei mover uma ação por danos morais contra a pessoa que postou o vídeo”.

A docente ainda explica que ficou em uma situação muito desagradável. “Como as pessoas pegam um trecho de um vídeo sem nenhum contexto e se baseiam em algumas imagens para prejudicar uma pessoa? É um total absurdo e falta de respeito”, completa Cláudia.

O Bhaz tentou contato com Leonardo Martins, que postou o vídeo em sua conta no Facebook, mas até o momento desta publicação não obteve retorno.

Portanto, o abandono de cachorrinhos na região Oeste da capital mineira se trata de uma FARSA.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!