‘Brinquem comigo, não com os celulares’: crianças protestam por mais atenção dos pais

Reprodução/DW Brasil

Um protesto inusitado ocorreu nesse fim de semana na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Aproximadamente 150 manifestantes, crianças em sua maioria, cantaram, marcharam e mostraram cartazes em prol de que seus pais diminuíssem o uso dos smartphones e lhes dessem mais atenção.

“Estamos aqui falando alto, porque vocês olham somente para os celulares de vocês”, disse uma das crianças. Emil Rustige, de 7 anos, um dos líderes do protesto, gritava para a criançada ajudar: “Estamos aqui! Somos barulhentos! Porque vocês só olham nos seus celulares!”.

Nos cartazes, dizeres como: “Ligue o modo avião! É minha vez agora!” e “Converse comigo!”. “Eu desejo que depois desse protesto muitas pessoas fiquem atentas para não olharem mais tanto para os celulares”, disse Rustige, pelo megafone.

De acordo com estudo da Universidade de Michigan e Illinois, nos Estados Unidos, o vício dos pais pelo celular pode levar as crianças a terem problemas comportamentais. Os pequenos ficam mais propensos ao mau humor, hiperatividade e frustração.

Os pais presentes no local concordaram com o protesto. Ylvi Schmitt, tem apenas 6 anos e estava no protesto. O pai da garotinha disse que viu um “exercício de democracia” no ato. Preciso me dedicar mais a eles”, desabafou o adulto. E, no fim do protesto, as crianças lançaram a seguinte mensagem: “Brinquem comigo, não com os celulares”.

Nos comentários da matéria postada pelo DW Brasil, as pessoas aprovaram a atitude das crianças. “Essas crianças são tudo de bom!”; “Se eu tivesse lá, participava junto com as crianças”; “Serve de exemplo para muitos pais” foram só alguns das centenas de mensagens deixadas pelos brasileiros.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!