[Farsa ou Fato] Foto de cicatriz que viraliza nas redes sociais é mesmo de Bolsonaro?

Reprodução/Twitter

Desde que Jair Bolsonaro (PSL) foi esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, na quinta-feira passada (6), começaram a surgir teorias e especulações a respeito do ataque sofrido pelo presidenciável.

Nos últimos dias, circulam pelas redes sociais fotos que mostram o que seria o local do ferimento provocado por Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos. Nas imagens é possível ver que o homem deitado estaria com a região da barriga repleta de pontos cirúrgicos. Mas será que o capitão da reserva é mesmo o homem que aparece nos cliques?

Em uma busca rápida, o Bhaz localizou diversas menções ao quadro clínico de Bolsonaro que citam o ferimento. A maioria delas está disponível no Twitter. Além de eleitores e fãs do presidenciável, um dos posts que chama mais atenção é o do senador Magno Malta (PR-ES). Apoiador do parlamentar, ele é apontado como o responsável por publicar a foto, pela primeira vez, na rede de microblogues. “Isso é mentira CANALHAS? FORÇA MEU IRMÃO!!! DEUS, O BRASIL COM VOCÊ”, escreveu citando a cantora gospel Lauriete. Veja baixo!

Assim que a foto ganhou repercussão, internautas passaram a questionar a veracidade da imagem. Alguns atribuíram a imagem ao site 4 Chan, em que qualquer pessoa pode publicar comentários e outros conteúdos de forma anônima, dizendo que ela foi publicada em 5 de maio de 2017. No entanto, ao analisar a postagem, a informação é de que o clique foi compartilhado recentemente.

Detalhes que aparecem na imagem que viralizou (acima) também podem ser vistos em outras fotos que mostram Bolsonaro no hospital onde está internado, o Albert Einstein (SP): uma bata azul, o lençol com detalhes em amarelo e branco e até os eletrodos e fios pregados ao corpo do paciente. Os elementos são usados por muitos para afirmar que trata-se do presidenciável.

Afinal, a foto é verdadeira?

É FATO! O Bhaz conversou com médicos a respeito do quadro de Jair Bolsonaro. Os profissionais confirmam que a sutura é compatível com o problema. “A cirurgia é chamada laparotomia exploratória mediana. É preciso abrir a cavidade abdominal para procurar pontos de sangramento e suturar onde estiver sangrando. Depois é preciso lavar bem a cavidade com soro fisiológico aquecido e, por ter sido necessária a retirada de um segmento do intestino grosso, fizeram a colostomia. Não sei se a foto é ele, mas é compatível com o quadro que ele teve”, explica o médico Matheus Marciano, de Belo Horizonte.

“Essa incisão que foi feita aí [na pessoa da foto] é muito comum na cirurgia que chamamos de laparotomia exploratória ou diagnóstica. É principalmente usada em casos de trauma, como o desse paciente em questão, que foi vítima de uma facada e estava reagindo com uma hemorragia interna. Para ter um amplo espaço, um campo maior de visão, é feita a incisão na linha mediana, que pode ser do apêndice xifóide até o umbigo ou do umbigo até no púbis. Nesse caso, como foi para explorar e achar o foco da hemorragia, é a incisão mediana xifo-púbica, abrindo toda a cavidade abdominal para fazer a exploração da lesão”, afirma o médico Felipe Oliveira.

Procurado pelo Bhaz, o Hospital Israelita Albert Einstein, onde o candidato está internado, disse que não comenta e nem confirma a situação. A assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, local onde Bolsonaro teve seu primeiro socorro, garantiu que a foto não foi tirada no hospital.

Um dos filhos do candidato também se manifestou sobre o ocorrido. “Cada um que faça seu julgamento. O pessoal do Einstein manifestou uma preocupação. Vale para dizer também que não foi coisa pouca. Ele está todo arrebentado lá. Está evoluindo bem, mas não se trata de fake news ou de algo leve que nós estejamos aumentando e encenando para gerar comoção pública. Ele quase morreu. Enquanto familiar, não me incomodo, não [com a publicação da foto]. Nossa vida é um livro aberto”, disse Eduardo Bolsonaro em reportagem ao MSN, com informações da Folhapress.

https://twitter.com/pensologoehisto/status/1038624915002413056

Colaboraram Vitor Fernandes e Marcella Oliveira

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!