Home Notícias BH Pedal Solidário: ciclistas apoiam campanha de doação de sangue no domingo

Pedal Solidário: ciclistas apoiam campanha de doação de sangue no domingo

Aproximadamente 600 ciclistas já estão inscritos para o Pedal Solidário, um passeio que vai percorrer pontos turísticos de Belo Horizonte neste domingo (16).  Em prol da campanha Pratique Doar Sangue, o evento integra a programação do BH é da Gente – Savassi e tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

A concentração para a largada do passeio será na Praça da Savassi, a partir das 8h deste domingo, com saída prevista para 9h. Ao longo do trajeto de 12 quilômetros, os ciclistas vão passar por pontos como Praça da Liberdade, Mercado Central, Viaduto Santa Tereza e Praça da Estação, com paradas curtas em alguns desses locais e chegada também na Praça da Savassi, por volta das 10h30.

O Pedal Solidário marca o balanço da campanha Pratique Doar Sangue, que teve início em 9 de junho e vai se estender até 30 de setembro. A campanha é resultado da mobilização dos grupos de ciclistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para conscientização sobre a importância da doação frequente de sangue. O grupo tem um aplicativo e site que serve como plataforma de interatividade entre doadores, serviços de hemoterapia e pacientes em todo o Brasil.

“Esta é uma causa abraçada pela Prefeitura de Belo Horizonte, porque uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. É importante registrar que apenas 1,8% da população no Brasil tem o hábito de doar sangue. É um número abaixo da meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3%. Isso explica todo o nosso apoio a essa causa e ao passeio ciclístico”, afirma Elberto Furtado, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Além do passeio ciclístico, o encerramento da campanha na Savassi terá apresentação musical do grupo Coração Palpita, show de mágica, sorteio de brindes e outras atrações. O BH é da Gente ainda vai oferecer espaço para recreação com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesa de totó e oficina de pintura facial.

O BH é da Gente é um programa recreativo em espaço urbano que ocorre aos domingos, das 7h às 14h, na Savassi e em um trecho da avenida Silva Lobo, no bairro Grajaú. O objetivo é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, bem como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.

Vagas gratuitas

As inscrições gratuitas, disponíveis neste site ficam disponíveis até as 23h59 desta sexta-feira (14), com o limite de 500 ciclistas.

As inscrições que dão direito a um kit (camisa de ciclista, isotônico e outros brindes) no passeio ciclístico já foram encerradas.

Da PBH

Comentários