Mulher é assediada sexualmente por motorista da Uber em BH; autor foi excluído do app

Caso deve ser encaminhado à Delegacia de Mulheres (Divulgação + Divulgação/Agência Minas)

Uma belo-horizontina de 34 anos foi vítima de assédio sexual quando voltava pra casa, na madrugada de segunda-feira (9), pelo aplicativo de mobilidade Uber. O caso aconteceu no bairro Vila Paris, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e a empresa confirmou ao Bhaz nessa quinta-feira (13) que excluiu o motorista.

A vítima, que não quis se identificar, relata que estava saindo de uma casa noturna da capital quando chamou um carro por meio do aplicativo. “Lembro que eu sentei no banco de trás, bem atrás do assento do motorista, que é o que costumo fazer quando estou sozinha. A princípio não percebi nada de estranho nele. Era simpático e muito cordial”, relembra. A vítima conta que, durante a viagem, o motorista puxava assunto dizendo conhecê-la de algum lugar.

Ao chegar no destino, o motorista se ofereceu para abrir a porta mesmo com as recusas da passageira. “Quando ele abriu a porta, eu estava distraída com minha bolsa enquanto saía do carro. Ele aproveitou, agarrou minha cintura e tentou me beijar. Eu falava ‘você está me incomodando, para com isso’, mesmo assim ele ainda insistia”. A vítima conta que conseguiu se desvencilhar do motorista e correu para a porta de sua casa.

Logo após o fato, a mulher avaliou o motorista com nenhuma estrela e relatou o ocorrido na ferramenta de queixas da própria plataforma. “No dia seguinte eles me contataram, restituíram o valor da viagem e me disseram que outras informações sobre o motorista só seriam repassadas com solicitação policial. Então fui à polícia e fiz o Boletim de Ocorrência”, conta.

A jovem conta que, apesar de todo o assessoramento da plataforma, ainda assim pretende processá-la com a intenção de mobilizar a empresa para que sinta a gravidade da situação. “Na hora eu me senti atônita, sem reação. Deu raiva de ter passado por isso, porque é um serviço que a gente contrata por segurança sabe? Me senti abandonada”, lamenta.

Em nota, a Uber afirma que, em decorrência do ocorrido, o motorista foi banido da plataforma assim que a denúncia foi feita. E complementa que “repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio”. Como orientação para casos semelhantes, afirma que todas as viagens são registradas por GPS, permitindo que em caso de incidentes a equipe especializada dê o suporte necessário.

Nota da Uber na íntegra:

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio. Nenhum comportamento dessa natureza é tolerado e o motorista foi banido da plataforma assim que a denúncia foi feita.

A empresa está sempre à disposição para colaborar com as autoridades no curso de investigações ou processos judiciais. Nenhuma viagem com a plataforma é anônima e todas são registradas por GPS. Isso permite que em caso de incidentes nossa equipe especializada possa dar o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!