Policial negra sofre racismo e é ofendida diversas vezes por criminoso; vídeo viraliza

Reprodução/YouTube

Uma oficial negra da Polícia de Nova York, nos Estados Unidos, ajudou a efetuar a prisão de um criminoso. Enquanto o homem, de 51 anos, estava algemado e sentado no chão, ele começou a ofendê-la repetidas vezes com o termo “nigga”. O vídeo, muito forte, viralizou na última semana no mundo todo e levantou uma discussão sobre o racismo.

A expressão racista significa “preto” ou “negro”, ao pé da letra, mas não possui uma tradução exata para o português. Nos Estados Unidos, em alguns contextos, a gíria “nigga” é tida como um palavrão e costuma ser censurada com a expressão “the N word” (a palavra com N, em português).

Diferente do Brasil, por lá, racismo não é crime. Com isso, Ilya Freyman continuou a ofender a policial e usou a expressão racista mais de 50 vezes em um minuto. A oficial não esboçou nenhum tipo de reação até o fim do vídeo. Um colega dela chegou a dizer para o homem parar, mas o criminoso apenas respondeu “vai se f*der” e continuou. “Eu te odeio, ‘nigga’!”, esbravejou o homem.

Diversas pessoas apoiaram a policial nos comentários do vídeo. “A atitude dela foi algo incrível e se mostrou muito superior a esse lixo”, escreveu uma mulher. “Eu aposto que ele não será tão ousado na prisão”, disse um homem nos comentários.

A Polícia de Nova York não comentou o vídeo. Assista:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!