Copa do Mundo de Street Workout é neste fim de semana, na Grande BH

(Liga Brasil de Street Workout/Divulgação)

Você sabia que existem campeonatos de treino de rua? Sim! Eles existem e a Copa do Mundo de Street Workout será em Contagem, na Região Metropolitana de BH, neste fim semana. A competição vai reunir os 100 melhores atletas brasileiros e de outros países da América Latina.

(Liga Brasil de Street Workout/Divulgação)

Os atletas serão divididos nas categorias “Masculino Avançado”, “Masculino Intermediário”, “Masculino Iniciante” e “Feminino Livre”. Cada atleta tem entre dois e três minutos para realizar a apresentação, que deve conter exercícios de equilíbrio e de acrobacia, além da combinação de elementos dinâmicos e estáticos. Além do título, a disputa oferece três vagas para a Super Final, evento mundial que será realizado em dezembro no Egito.

Essa edição da Copa Brasil é organizada pela Liga Brasil de Street Workout, com certificação da Federação Mundial “WSWCF” (World Street Workout & Calisthenics Federation), e apoio local da Federação de Street Workout de Minas Gerais.

(Liga Brasil de Street Workout/Divulgação)

O que é Street Workout e Calistenia?

O “Street Workout”, na tradução literal treino de rua, nada mais é que a execução de movimentos utilizando do próprio peso corporal da pessoa. Os movimentos se assemelham aos da ginástica olímpica, com algumas proximidades ao parkour e outras técnicas.

Já a calistenia nasceu no século 19, a partir da ginástica sueca, e se popularizou inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. O nome original vem do grego – kallos, “beleza”, e sthenos, “força”. É uma modalidade sem restrição etária, acessível a todos. Além disso, sempre há um novo desafio a ser superado.

Os atletas treinam diariamente, realizando exercícios de fortalecimento e aprimoramento de movimentos de isometria e acrobáticos na barra fixa, nas barras paralelas e no solo. Os principais benefícios desta prática esportiva é a manutenção saúde, o bem-estar, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o condicionamento físico.

(Liga Brasil de Street Workout/Divulgação)

SERVIÇO

Quando? sábado (22), a partir das 10h (com aquecimento e apresentação dos primeiros atletas)

Onde?  Shopping Contagem – Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Piso G4 – Contagem, Grande BH

Quanto? Gratuita (retirada de ingresso no Sympla + doação de 1kg de alimento não-perecível ou 1 litro de leite)

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!