Semana do Trânsito em BH com pouco a celebrar: número de acidentes ainda é alto

As atividades serão até a próxima terça-feira (Divulgação/PBH)

A Semana Nacional do Trânsito e da Mobilidade Urbana está sendo celebrada em Belo Horizonte desde a segunda-feira (17), mas, com pouco a ser comemorado e muito a se conscientizar.

Números do Diagnóstico de Acidentes de Trânsito de Minas Gerais apontam que em 2016 foram registrados, na capital mineira, 70.937 acidentes. Comparados com os dados de 2015, houve uma leve redução de 5,09%.

O diagnóstico informa que o mês que registrou o maior número de acidentes em 2016 foi dezembro, com 6.444 ocorrências, enquanto maio registrou o menor número: 4.952. Desses acidentes, 1.917 tiveram vítimas, e 59.020 foram registros sem vítimas. Sobre as ocorrências sem vítimas, em 2016, houve uma redução quando comparado com o ano anterior.

Em 2015, a capital mineira registrou 62.118 acidentes sem vítimas, no entanto, o número caiu para 59.020 no ano posterior, uma variação de 4,99%.

Para estimular a reflexão sobre a importância de adotar comportamentos mais responsáveis no trânsito tanto em motoristas, pedestres, ciclistas quanto em motociclistas, a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito e o transporte na capital, realiza a campanha “Gentileza e Respeito no Trânsito”.

As atividades que são realizadas em parceria com instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação serão encerradas na terça-feira (25), data em que é comemorada o Dia do Trânsito.

Programação

Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito em BH:

Até 21/9 – Exposição na ALMG: O material usado cerca de 50 campanhas educativas de trânsito realizadas pela BHTrans estará em exposição em estande no saguão principal de entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Até 21/9 – Cefet-MG: A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e gincanas, no Auditório Campus I Cefet-MG. Mais informações clique aqui.

Até 21/9 – Blitz Educativa: Táxis nas faixas de pistas exclusivas de ônibus. Os taxistas vão receber folhetos informativos e orientação dos agentes em quatro pontos da capital, pois agora eles podem circular não apenas nas faixas do Move.

19 a 21/9 – Abraciclo realiza Motocheck-up em Belo Horizonte: A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com apoio da BHTrans, promove entre até sexta-feira (21), das 8h30 às 16h30, a 23ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de vistoria gratuita de motocicletas da América Latina. O evento ocorre na Avenida Antônio Carlos, 4.233, Bairro São Francisco. Mais informações clique aqui

20/9 – O Jovem e a Mobilidade: Nesta quinta-feira (20), equipe BHTrans Educa vai ministrar palestras com o tema “O jovem e a mobilidade”, às 10h e às 14h, para estudantes do ensino médio que estão em aprendizado no Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam) – Rua Josué Menezes, 240, Bairro Gameleira.

20/9 – Caminhada com estudantes: Estudantes do 3º ano fundamental de uma turma do Colégio Loyola, que estão estudando variados aspectos da cidade, entre eles a mobilidade urbana, participam de ação educativa externa com os monitores do programa BHTrans Educa. Eles farão uma caminhada no trecho de vias do colégio até a Assembleia Legislativa, a partir das 7h40.

21/9 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 2º Seminário Internacional de Mobilidades Contemporâneas: Nos dias 21, 24 e 25/9, durante o evento, que conta com apoio da BHTrans, haverá debates sobre “Rede e agentes nas cidades” e “A acessibilidade na busca de cidades inclusivas na América Latina”.

Com informações da PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!