Titulares de jazigos em cemitério de BH são notificados para regularização

Cemitério da Paz fica no Bairro Caiçara (FPMZB/Divulgação)

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) convoca titulares de jazigos do Cemitério da Paz a regularizarem a situação dos espaços. Em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) é destacado que eles devem procurar a administração do cemitério em um prazo de 30 dias sob pena de caducidade.

Ao Bhaz, a FPMZB informou que o processo é rotineiro e que ao longo do ano várias notificações são realizadas. Os titulares de jazigos em cemitérios públicos de Belo Horizonte devem cumprir três obrigações: o pagamento da taxa de manutenção, a titularidade do jazigo em dia, pois, se a pessoa responsável tiver falecido é preciso que ocorra a transferência  para outro em um prazo de 120 dias. Outro dever a ser cumprido é o de manter o espaço em boas condições.

Além da publicação no DOM, é feito contato telefônico. Porém, caso o número esteja desatualizado, a única forma do titular ou da família ser informado é pelo diário. Caso os titulares não compareçam no tempo determinado, após receberem as três notificações, a concessão não é perdida de forma imediata. A ossada é exumada e levada ao ossuário somente após o fim do trâmite.

No ano passado, um mutirão de regularização foi realizado devido à desatualização das sepulturas. “Estamos em processo de informatização para facilitar a localização dos titulares”, informou a fundação.

O Cemitério da Paz está localizado na avenida Presidente Carlos Luz, 850, bairro Caiçara. Os telefones para contato são: (31) 3277 8304 ou 3277 7199.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!