Criança mobiliza doação de cabelos para confecção de perucas; mulheres com câncer em MG serão beneficiadas

Foto: Arquivo pessoal

Com apenas 10 anos, Valentina Ferreira Santos iniciou uma campanha para arrecadar cabelos para a confecção de perucas para mulheres com câncer. A iniciativa ocorreu na cidade de Barbacena, a 170 quilômetros de Belo Horizonte, no Campo das Vertentes.

A mãe de Valentina, Kátia Cilene, diz que a filha faz parte do grupo de escoteiros da cidade e que as crianças são estimuladas a fazer boas ações. “Ela me disse um dia que queria cortar o cabelo para ajudar mulheres que têm câncer. Me perguntou se somente com o cabelo dela daria para fazer a peruca. Eu expliquei que não teria jeito e teríamos que pensar em alguma outra forma”, conta Kátia.

“Tive a ideia da minha cabeça mesmo, depois de ver umas mulheres com câncer, e muito tristes, na televisão”, conta a estudante Valentina, ao Bhaz, por telefone.

Dessa forma, a menina conversou com as coleguinhas da escola e, juntas, tiveram a ideia de fazer uma campanha de arrecadação de cabelo. “Com a ajuda do grupo de escoteiros, ela e as amigas montaram um dia para a ação na praça da cidade”, relata Kátia.

Uma equipe de cabeleireiras fez os cortes de forma gratuita. Foram mais de 40 cortes feitos na hora nesse dia. Com o nome “Fio de Esperança”, a campanha já arrecadou mais de 120 doações, que agora chegam até a casa da mãe e filha.

Valentina Santos com Fabiana Monteiro e a equipe de cabeleireiras que doou os cortes para voluntários que desfizeram de seus fios, no evento de abertura da Campanha Fio de Esperança (Foto: Arquivo pessoal)

Em uma parceria com o Núcleo do Câncer, as perucas serão distribuídas, de forma gratuita, para mulheres com câncer que não podem pagar pelo item. As perucas serão entregues no Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Uma especialista em cabelos de Barbacena, Raquel Weer, será a responsável pela confecção dos itens.

Rafael Alencar (Presidente do Núcleo de Combate ao Câncer), Valentina Ferreira e implantista Raquel Weer (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a mãe de Valentina, a filha sempre foi muito especial. Criada por Kátia e pela avó, a criança sempre foi muito ativa. “Ela sempre teve boas ideias, uma menina bem pra frente mesmo. Ficamos muito felizes com todas as doações e pela boa ação que a Valentina iniciou”, completa a mãe.

Valentina explica que ficou muito feliz com toda a repercussão. “Eu me senti muito bem. Agora, essas mulheres vão ter uma boa autoestima e não vão mais ficar tristes”, completa.

Valentina com a equipe dos escoteiros que deram suporte ao evento de lançamento da campanha (Foto: Arquivo pessoal)

Quer ajudar? O número para contato é (32) 98862-1874.
As doações podem ser enviadas para rua Santa Clara, 92, Bairro São José, Barbacena/MG, CEP 36.205-050.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!