‘Tornado de fogo’ é formado durante incêndio no interior de Minas; veja vídeo

Corpo de Bombeiros/Reprodução

Um ‘tornado de fogo’ foi registrado por um morador de Nova Ponte, no Alto Paranaíba, a 477 quilômetros de Belo Horizonte. As imagens foram muito compartilhadas e viralizaram nas redes sociais. O Bhaz conversou com o 8º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba, responsável pelo combate às chamas no local, e que explicou o fenômeno.

O tornado foi registrado no último dia 3, por uma pessoa que passava pela estrada perto de uma fazenda, em Nova Ponte. “É um tornado como outro qualquer e acontece frequentemente em áreas de incêndio florestal. Só, que dessa vez, uma pessoa teve a felicidade de filmar”, explica o tenente-coronel Anderson Passos.

De acordo com o oficial, o fenômeno durou cerda de 30 segundos. “Esses tornados são muito rápidos, calculamos esse tempo com base no tanto que a pessoa demorou para pegar o celular e começar a registrar tudo. Para ocorrer um ‘tornado de fogo’, é necessário haver uma condição diferenciada moldada pela interferência do calor das chamas e um vento turbulento. Como a área já estava desmatada, ficou propício para o fenômeno ocorrer”, explica o tenente-coronel.

O incêndio na área levou cinco dias para ser contido pelas autoridades. “Podemos afirmar que o incêndio é de origem humana, contudo, não sabemos ainda se foi ou não intencional”, acrescenta o oficial. Veja o vídeo:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!