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Obras da Zona 30 preveem redução de velocidade para 30km/h e ampliação de calçadas em BH

Se você passa frequentemente na Região Hospitalar deve ter observado obras em algumas das vias que cortam a área. O projeto Zona 30 começou a ser implementado em Belo Horizonte e prevê o estabelecimento da velocidade máxima de 30 km/h em algumas ruas e avenidas além de uma série de adaptações.

O projeto tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e proporcionar um espaço mais seguro onde pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida tenham melhor acesso a serviços. As intervenções já estão sendo executadas nas interseções da rua dos Otoni com avenida Alfredo Balena; na rua Padre Rolim com avenida Bernardo Monteiro; na avenida Bernardo Monteiro com rua dos Otoni; e na avenida Carandaí com rua Piauí.

O fato da área hospitalar ter um grande volume de pessoas, que caminham pelas calçadas e realizam travessias, fez com que o local fosse o primeiro a receber o projeto.

Além da ampliação e adaptação das calçadas, que vão garantir melhor acessibilidade, o projeto prevê a instalação de rotatória, revitalização de faixas de pedestres e sinalizações indicativas e de regulamentação de velocidade para 30 km/h. Placas também serão colocadas para orientar aqueles que por lá passarem, e o solo será pintado.

Intervenções estão sendo realizadas na região hospitalar (Marilda Cunha/BHTrans)

Com o tratamento viário que começa a ser implantado, os trechos da rua dos Otoni, entre avenida Alfredo Balena e avenida Francisco Sales, e da avenida Bernardo Monteiro, entre avenida Brasil até a avenida Alfredo Balena, vão se transformar em uma Zona 30.

Atualmente a velocidade máxima permitida na rua dos Otoni é de 40 km/h, enquanto na avenida Bernardo Monteiro é de 60 km/h. Com a implementação do projeto, ocorrerá a mudança.

As obras nos trechos devem se estender pelos próximos dois meses e meio. Passado esse momento, terá início o processo de sinalização. A BHTrans afirmou que ainda não há definição de data para início da Zona 30.

Velocidade já é praticada em BH

Outros trechos da região hospitalar poderão receber a Zona 30, no entanto, os locais ainda não foram divulgados. “A ideia é que o projeto seja colocado em prática nos lugares onde o tráfego já propicia velocidade mais baixa. Nas vias arteriais não haverá a redução”, informou, ao Bhaz, a assessoria da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da cidade.

Apesar de Belo Horizonte já ter ruas onde a velocidade máxima permitida é de 30 km/h, essa será a primeira vez da Zona 30 na capital. A velocidade estabelecida no projeto é praticada, por exemplo, em portas de escolas.

A BHTrans afirmou que ainda não há outros locais definidos para receber a Zona 30. “Na região do bairro Cachoeirinha estudos estão sendo realizados, assim como em outros pontos da cidade”, informou a assessoria. Nesse bairro da região Nordeste da cidade, o projeto poderá ser implantado em perímetros onde se concentram um lar de idosos, uma igreja e três escolas e onde, devido à grande movimentação de pessoas nas vias, pode haver conflitos entre crianças, adolescentes, idosos e automóveis.

O diálogo com comerciantes e moradores das regiões que poderão receber a Zona 30 acontecerá com o intuito de informá-los sobre o impacto e melhorias da intervenção.

Obras em calçada rua dos Otoni com avenida Alfredo Balena (Marilda Cunha/BHTrans)

Zonas 30 em outras cidades

No Brasil, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já contam com áreas que tiveram as velocidades dos automóveis limitadas para o uso seguro da circulação de pedestres e dos ciclistas.

A instalação de Zonas 30 é uma medida contemporânea e vem sendo aplicada em diversos países, como Inglaterra, Holanda, França, Áustria, Espanha, Canadá, México, dentre outros.

Com PBH

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

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