Festival de funk termina com correria de multidão, quebra-quebra e organizadores detidos no Barreiro

Reprodução/Twitter

Um festival realizado em via pública, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, terminou em confusão na tarde deste domingo (23). Duas viaturas e um ônibus coletivo foram quebrados durante o tumulto. Segundo a Polícia Militar (PM), tudo começou quando constatou-se que os organizadores cobraram dinheiro do público, apesar de terem informado anteriormente às autoridades públicas que o evento era beneficente. Ainda de acordo com a corporação, o espaço reservado para o baile funk ficou superlotado, chegando a receber quase 10 mil pessoas. Quatro responsáveis pela festa foram detidos.

O CarnaFunk Beneficente aconteceu na avenida Deputado Álvaro Antônio, no cruzamento com a avenida Olinto Meireles. Os organizadores tinham solicitado apoio da PM, alegando que tratava-se de uma festa para quatro mil pessoas em um espaço isolado na avenida, das 12h às 18h. O comando do 41º Batalhão ainda teria sido informado que, para entrar no evento, as pessoas deveriam doar 1kg de alimento não perecível.

Diante do contato, a PM disponibilizou um contingente de cinco viaturas, um oficial e 22 militares para acompanhar o festival. A ocorrência registrada pela corporação aponta que, por volta das 13h30, os policiais identificaram que estava sendo cobrado dinheiro para entrar no evento, contrariando as informações repassadas pelos organizadores e, portanto, ficando caracterizada a realização de um evento particular. Além disso, o local teria ficado superlotado e uma grande fila formou-se para entrar na área reservada.

Segundo a PM, o número de profissionais da empresa de segurança contratada para controlar a entrada de pessoas na festa era insuficiente. Militares ainda relataram que adolescentes e crianças acessaram o local sem que fosse realizada a devida identificação. Diante desse cenário, o oficial que estava no festival procurou os organizadores e comunicou que eles deveriam desligar o som.

Os policiais presentes afirmam que os organizadores resistiram à ordem e não quiseram informar ao público sobre o fim do evento. A PM alega que, com o intuito de evitar uma briga generalizada, impediu a passagem de parte do público que aguardava para entrar no evento, já superlotado. Parte dos jovens que estavam no local se revoltaram e, assim, teria começado o tumulto pelas ruas do Barreiro, inclusive com agressões a seguranças do evento e tentativa de invasão da área reservada.

Militares usaram balas de borracha e gás lacrimogêneo para conter a confusão. Duas viaturas da PM e um ônibus coletivo foram depredados. A ocorrência registrada pelos policiais não informa se pessoas ficaram feridas durante o tumulto. Nas redes sociais, há relatos de que um jovem passou mal durante a confusão e morreu, porém a informação é descartada pelas autoridades. Assista aos vídeos:

Quatro organizadores do evento foram detidos por estelionato e desobediência. Cerca de R$ 5 mil arrecadados com a cobrança da entrada do público foram apreendidos pela PM.

A reportagem do Bhaz tentou conversar com os responsáveis pelo CarnaFunk Beneficente, porém não conseguiu contato direto com eles. A matéria será atualizada caso os organizadores queiram se manifestar.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!