Incomodado, Kalil diz que ‘falta vontade política’ para garantir investimentos no metrô de BH

Reprodução/Facebook

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), tem se mostrado irritado com a falta de investimentos na manutenção e expansão da linha de metrô da capital. Na quarta-feira (19), ele fez uma live em seu Facebook criticando a estagnação do meio de transporte e, nesse sábado (22), voltou a falar sobre o assunto. Segundo o chefe do Executivo municipal, “falta vontade política” dos senadores e deputados mineiros em Brasília.

O prefeito esteve no Aglomerado da Serra na manhã de ontem ao lado de Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, a quem já declarou seu apoio. Kalil evitou falar com a imprensa, mas, antes de entrar em seu veículo para ir embora do local, foi abordado pela reportagem do Bhaz e falou sobre o assunto.

Questionado sobre em que ponto está a discussão sobre a expansão do metrô em BH, Kalil disparou: “Eu não sei, falta dinheiro, não vem dinheiro para cá. Ma, o pior é que falta vontade política desses senadores e deputados de Minas”.

Perguntado se o assunto faz parte de suas conversas com Ciro Gomes para que os projetos saiam do papel, o prefeito afirmou que tem pautado o tema como presidenciável. “Estou conversando com o Ciro, é um assunto complexo. Mas tenho certeza que, se ele for eleito, Minas vai voltar a ser prioridade em nível nacional, pois estamos esquecidos há muito tempo”, disse o prefeito, que encerrou a entrevista para atender a um morador do aglomerado.

Após tirar uma foto, Kalil gritou aos apoiadores da comunidade: “Vocês vão decidir a eleição, pois é aqui que se decide. Eu ganhei aqui e o Ciro vai ganhar também”, disse ao entrar no carro.

O prefeito já havia criticado a falta de investimentos no metrô de Belo Horizonte na última quarta-feira. “O que foi feito de metrô nesses 15 anos em Salvador, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro? O governo federal gastou o que tinha e o que não tinha com o Rio, que virou o que virou”, disse.

Nos últimos 16 anos, nenhum metro de extensão foi agregado à linha de metrô da capital. Desde então, diversas promessas foram feitas sobre supostos investimentos que, inexplicavelmente, não chegaram aos trilhos, conforme aponta reportagem do Bhaz sobre o tema feita em maio deste ano.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!