Belo-horizontino cego viraliza com relato sobre cão-guia: ‘Sabe que seu cachorro não tá aí, né?’

Reprodução/Facebook

Viraliza pelo Facebook, desde a sexta-feira (21), o relato de um belo-horizontino que tem surpreendido muita gente. Engenheiro de software na Google, Lucas Radaelli é deficiente visual e conta com um cão-guia para ajudá-lo a se locomover pela cidade. No fim da última semana, no entanto, o labrador Timmy foi levado por uma amiga para tomar banho e o rapaz, de 27 anos, caminhou para o trabalho sozinho. Ele carregava o bastão que o auxilia e o arreio do cachorro. Foi então que o inesperado ocorreu: Radaelli foi parado por uma mulher e recebeu um alerta.

O desfecho da situação foi descrito em um post no perfil de Lucas. Na publicação, que já tem mais de 3 mil compartilhamentos, ele explica que a pedestre o parou para perguntar se ele sabia que o cão-guia não estava na coleira e que caiu na gargalhada diante do aviso. “A ideia era tão absurda pra mim que eu só dizia pra ela… eu sei, eu sei. E ela me pedindo desculpas sem parar, mas eu não conseguia parar de rir pra falar pra ela que tava tudo bem”, escreveu em um trecho.

Nos comentários da postagem, internautas de diferentes partes do país se divertem com o relato de Radaelli. Outros, por sua vez, demonstram surpresa diante do “textão” escrito por ele, justamente por não saber como deficientes visuais podem acessar a plataforma, escrever e usar a internet, entre outras ações corriqueiras no dia a dia de pessoas cegas. Veja abaixo o relato!

Ao Bhaz, o engenheiro contou nesta segunda-feira (24) que não esperava a repercussão alcançada pelo post. “Eu contei esse caso, que ocorreu na sexta-feira mesmo, umas cinco vezes no trabalho. Por isso, decidi escrever no Facebook. Não achei que fosse comentar tanto, mas fiquei feliz por fazer as pessoas se interessarem pelo tema deficiência visual”, conta.

Rodaelli explicou ter nascido sem a visão no olho esquerdo e que foi perdendo a capacidade de enxergar com o direito, por conta de um descolamento de retina. “O Timmy me acompanha tem sete anos, então acabei sentindo a falta dele. Mas resolvi arriscar ir para o trabalho sozinho”, disse. “Muita gente não sabe como é a vida das pessoas com deficiência visual, como usamos o computador e o celular, por exemplo. Por isso a repercussão foi positiva”, disse.

Além de trabalhar na Google, Lucas também divide parte da rotina com um canal no YouTube, o Ponto de Vista. Lá, e no Instagram, ele fala sobre acessibilidade para deficientes visuais e dá diversas dicas relacionadas ao uso da internet e da tecnologia. No primeiro vídeo, lançado ainda em 2011, ele mostra como usa o computador. “Não é um bicho de sete cabeças”, diz.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!