Anastasia, Zema e Mares Guia trocam elogios e criticam PT em evento na capital

Rodrigo Salgado/Bhaz

Um debate realizado no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (26), ficou marcado por críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) feitas pelos candidatos ao Governo de Minas Gerais presentes. Fernando Pimentel foi o principal alvo das falas de Romeu Zema (Novo), João Batista Mares Guia (Rede) e Antônio Anastasia (PSDB). A organização do evento, que tinha como objetivo discutir propostas gerais e políticas com foco nas mulheres, chegou a intervir pedindo que os pleiteantes evitassem gastar tempo com queixas.

O primeiro a criticar a gestão petista foi Zema, quando questionado a respeito das propostas para solucionar os problemas do déficit do Estado. “Nós vamos negociar com a União o empréstimo para Minas, que deveria ter sido feito pelo atual governo e não foi. Isso porque a contrapartida era que tomasse medidas de austeridade, e a última coisa que vem sendo feito são medidas nesse sentido. E só chegamos aonde chegamos devido a essa questão”, ressaltou. O candidato do Novo ainda atacou as burocracias exigidas pelo Estado e prometeu realizar um severo enxugamento no serviço público.

O mais enfático nas críticas a Pimentel foi o ex-petista Mares Guia. Quando perguntado sobre suas propostas para a saúde, respondeu prontamente que “não é igual” ao atual governador. “Diante de uma dificuldade, ele [Pimentel] fica reclamando, olhando para trás, pelo retrovisor. Faz isso há três anos e meio e continua fazendo”, afirmou. Completou, ainda, que “não via problema” em falar isso na ausência do petista, pois já havia dito isso a ele em outras ocasiões.

Anastasia limitou-se a dizer que acredita em uma “melhoria na gestão dos recursos” do Estado. Com relação à verba destinada à educação no Estado atualmente, afirmou que a “alocação de recursos é inferior ao necessário, mas razoável”. Ao discorrer sobre segurança pública, o candidato tucano não citou diretamente o PT, mas disse que “a União fechou os olhos durante muitos anos” a respeito dos crimes de natureza federal ocorridos nos Estados mas que, agora, há uma lei que obriga a Presidência a tomar medidas de políticas nacionais para esses casos.

Troca de elogios

O debate não teve confronto direto entre os candidatos – pelo contrário, os pleiteantes trocaram elogios entre si. Quando falava sobre educação, Anastasia defendeu e elogiou a proposta de modernização do currículo escolar de Mares Guia. Zema, por sua vez, exaltou histórico de luta contra a Ditadura Militar do candidato da Rede.

A organização propôs que o encontro fosse um diálogo em que os candidatos pudessem apresentar suas propostas sem um embate entre eles. Fernando Pimentel não foi ao evento pois cumpria agenda no comício das candidatas Dilma Rousseff (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) na região Central da capital. O debate foi promovido pelo grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 20 mil mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o Brasil.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!