[Farsa ou Fato] Pesquisa mostra Bolsonaro eleito no primeiro turno?

Reprodução/Campanha + Facebook

Durante o período eleitoral diversas pesquisas de intenção de voto são divulgadas para orientar os eleitores, a imprensa e os partidos sobre o cenário político atual como o Datafolha e o Ibope, por exemplo. Entretanto, circula pelas redes sociais um levantamento da Universidade do Sul da Califórnia (USC) que daria o pleito à Presidência como vencido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), no primeiro turno, com 71% de votos válidos.

Reprodução/Facebook

“Segundo pesquisa independente, encomendada pela USC University of Southern Califórnia americana, não haverá segundo turno nas eleições presidenciais brasileiras. Jair Bolsonaro tem 71% das intenções de voto em um espectro diverso de 5.000 entrevistados”, diz o texto que acompanha a postagem.

Mas será que se trata de um estudo verdadeiro? A resposta é não.

Na verdade, a mensagem é falsa e a universidade sequer produziu um estudo sobre o cenário eleitoral brasileiro para as eleições. A notícia foi desmentida pela própria universidade.

“Ao contrário do que está sendo afirmado em posts na internet, a University of Southern California não realizou pesquisa sobre as eleições no Brasil e repudia a tentativa de envolver o nome da universidade para espalhar notícias falsas no Brasil. Estamos investigando a origem do post para tomar as medidas cabíveis para prevenir a disseminação de fake news“, diz nota da instituição.

Vale ressaltar que todas as pesquisas eleitorais devem ter número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por meio deste identificador, é possível verificar se a pesquisa existe ou não no portal do órgão.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!