Saiba como acompanhar a apuração dos votos das Eleições 2018

José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

As votações do primeiro turno das eleições gerais de 2018 já começaram a ser apuradas no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Até às 19h, somente os cargos de senador, governador, deputado federal e estadual tiveram as parciais divulgadas. O pleito presidencial será apurado a partir das 19h por conta do fuso horário do Acre.

O período do pleito terminou às 17h. Entretanto, alguns eleitores do Estado ainda estão dentro das zonas eleitoras pois chegaram antes do fim do prazo, fato que pode atrasar ainda a apuração. “Este ano temos uma votação mais lenta por conta do número de candidatos a escolher, também por causa da biometria e pelo excesso de ocorrências iniciadas por notícias falsas”, afirma a secretária de tecnologia e informação do TRE-MG, Raquel Botelho.

Os eleitores que quiserem acompanhar a apuração das eleições 2018 podem optar entre os sistemas “DivulgaWeb” e “Divulga”, que estão disponíveis na página do TER, ou pelo aplicativo de celular “Resultados”.

Existem, ainda, as opções por plataformas virtuais, como o site do TSE e o G1.

Online

Para utilizar o DivulgaWeb (DivWeb), sistema online de divulgação da apuração, não é necessário fazer download ou instalar algum programa no computador. O sistema possibilita o acompanhamento dos resultados de votação diretamente pela internet.

A visualização dos dados é feita por meio de consulta de votação nominal, que apresenta o quantitativo de votos para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. O DivWeb não permite a consulta a resultados de votação em trânsito, de votação no exterior e não é apresentada a votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso.

Já o “Divulga” apresenta os resultados de maneira mais completa. Para utilizá-lo, é necessário fazer download e instalar o programa, que está disponível em três versões: uma para sistema operacional Windows, outra para MacOS e outra para Linux.

O sistema permite as seguintes consultas: votação nominal, votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso, distribuição de vagas por partido ou coligação, votação de candidatos por partido ou coligação, votação por partidos, candidatos eleitos, relação de municípios ainda não totalizados, relação de municípios com totalização em andamento, relação de municípios com totalização finalizada, resumo com gráfico de uma determinada Unidade Federativa, resumo com percentual de seções totalizadas e uma consulta de quadro geral, com relatório consolidado sobre o andamento da eleição em todas as unidades federativas.

Aplicativo

É possível também utilizar o aplicativo “Resultados”, fazendo download nas lojas Play Store ou na Apple Store. No app o eleitor pode acompanhar a apuração por meio do celular ou tablete. O serviço está disponível nas plataformas Android e iOS. Lá, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato e os resultados por cargo.

O app exibe também o quantitativo de votos totalizados para cada cargo com a indicação dos eleitos ou dos candidatos que disputarão o segundo turno. Exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!