MPF recomenda que Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, implante plano de prevenção a incêndio

Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto

O Ministério Público Federal (MPF) em Viçosa, por meio do procurador da República Gustavo Oliveira e da procuradora da República Zani Cajueiro, recomendou à Diretora do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, que elabore e implemente o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, submetendo-o, antes, ao Corpo de Bombeiros e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), bem como o plano de gerenciamento de riscos.

A direção do Museu da Inconfidência tem cinco dias úteis para prestar informações sobre o acatamento ou não da recomendação do MPF.

A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF deu início à “Ação Coordenada – Prevenção de Riscos ao Patrimônio Cultural”, cujo objeto é a concretização do gerenciamento de riscos por uma gama de instituições federais que detém importante acervo. O MPF participa, ainda, e com os demais Museus e Imóveis protegidos, da Ação Coordenada Nacional dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Os diversos tipos de perigo, ou agentes de deterioração – forças físicas, criminosos, fogo, água, pestes, poluentes, luz/UV, temperatura incorreta, umidade relativa incorreta e dissociação – têm maior ou menor probabilidade de ocorrer, ou seja, maior ou menor risco. O gerenciamento aponta soluções e possibilita o melhor uso do limitado orçamento das instituições vinculadas à preservação do patrimônio cultural, estabelecendo prioridades para sua implantação em conformidade, por exemplo, com o tipo de acervo protegido.

O referido documento frisa que os acervos dessas instituições são bens de matriz finita, ou seja, insubstituíveis, verdadeiros elementos que compõem a memória de nossa nação, sendo certo que há que se utilizar da melhor tecnologia para prevenir danos, como corolário dos princípios da prevenção e da precaução.

O recente incêndio do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, demonstra como o planejamento de medidas de prevenção, de atuação emergencial durante a ocorrência do sinistro e mesmo de recuperação parcial do bem não são, infelizmente, a realidade da maioria das instituições museais, dentre elas o Museu da Inconfidência. Foi expedida, também, recomendação referente ao Museu Imperial, em Petrópolis, e outras serão expedidas no transcorrer do mês de outubro. As recomendações foram feitas na sexta-feira (5).

Do MPF

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!