Menos de 1% das urnas são trocadas e TRE diz que grande desafio são ‘fake news’: ‘Temos de combater enquanto sociedade’

Centro de apuração no TRE-MG (Henrique Coelho/Bhaz)

A secretária de Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Raquel Botelho, afirmou, no fim da tarde deste domingo (7), logo após o fim do horário das eleições, que a votação no Estado mineiro foi um sucesso que as urnas funcionaram perfeitamente. A representante do tribunal disse ainda que o grande desafio nestas eleições foram justamente as informações falsas, conhecidas como “fake news”.

“Este ano nosso grande desafio são as fake news. As urnas estão funcionando perfeitamente, sem problema algum. Vamos comprovar agora com o resultado final das eleições. A partir de agora, começamos a receber os dados e vamos comprovar que realmente não havia nenhum problema com a urna eletrônica”, afirmou, em entrevista ao Bhaz. Foram utilizadas, ao todo, 48.166 urnas em Minas Gerais, e o índice de urnas substituídas não chega a 1%: 461, sendo 31 em Belo Horizonte.

“São excelentes números, se olhar o percentual em relação ao quantitativo total do Estado, é um número muito bom”, complementa. Quando questionada sobre o impacto das notícias falsas, Raquel Botelho diz que esse tipo de desinformação acirra os ânimos. “O trabalho é afetado na tensão, gera-se uma tensão no clima, nos locais de votação, um questionamento ao serviço da Justiça Eleitoral. Então acho que temos de combater isso enquanto sociedade, aprimorar o processo. Precisamos evoluir, e não regredir para o voto em papel”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!