[Farsa ou Fato] Fernando Haddad desistiu da corrida presidencial?

Fotos: Facebook/Reprodução

“Aí moçada, a eleição acabou, mas a campanha ainda não”. Dessa forma começa um vídeo em que o candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) supostamente estaria desistindo das eleições presidenciais de 2018. Além disso, Haddad pede ajuda aos eleitores para pagar pessoas que participaram da campanha. O vídeo está sendo amplamente divulgado pelas redes sociais. Em um perfil pessoal no Facebook, em menos de 24 horas, já são mais de 100 mil compartilhamentos.

Na mensagem do vídeo, um perfil intitulado como Andreia Amada diz: “Haddad diz que a eleição já acabou, agora pede dinheiro para os eleitores. Vamos fazer este vídeo rodar o Brasil inteiro! É muita cara de pau”.

Nos comentários, algumas pessoas acreditam e xingam o candidato. “Sem vergonha! Cara de pau! Sem chance pra você! O Brasil já sabe o vagabundo que você é! Fora PT! PT nunca mais!”; “Cara de pau, acabou com a saúde de São Paulo!”; “Já quer começar a tirar do povo! Sabe que já perdeu e já está pensando em fazer seu pezinho de meia”, diziam alguns comentários no vídeo.

Contudo, algumas pessoas desconfiam que não se trata de um vídeo recente. “É atual? Porque é muito cara de pau”; “É um vídeo de 2016, da prefeitura de São Paulo. Parem de espalhar fake news, pelo amor de Deus!!!”, escreveram os internautas.

Afinal, é Farsa ou Fato? O vídeo é atual ou não? Haddad desistiu da campanha presidencial? A resposta é NÃO, ele não desistiu. O vídeo é uma farsa.

A gravação foi feita em 18 de outubro de 2016, após a derrota do petista para João Doria, do PSDB, na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Inclusive, o vídeo está disponível da página de Fernando Haddad. Veja:

O vídeo foi desmentido pela coligação “O Brasil Feliz de Novo” (PT, PCdoB e PROS). Uma resposta foi postada no site oficial. “Se você recebeu no WhatsApp um vídeo de Fernando Haddad dizendo que ‘a eleição acabou, mas a campanha ainda não’ e pedindo sua contribuição, não acredite. O vídeo se refere à campanha de Haddad para a Prefeitura de São Paulo, em 2016. Seguimos firmes na disputa eleitoral, isolados em segundo lugar em todas as pesquisas, e rumo ao segundo turno, no qual temos grandes chances de vitória.”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!