Correligionário de Bolsonaro é o deputado federal mais votado em Minas; Aécio ganha cadeira na Câmara

Facebook/Marcelo Álvaro Antônio + José Cruz/Agência Brasil

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL) foi reeleito como o parlamentar mais votado de Minas para o Câmara Federal, com 230.004 votos. Natural de Belo Horizonte, mais precisamente da região do Barreiro, é correligionário do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – o nome dele, inclusive, chegou a ser cotado para vice do capitão na chapa presidencial. Em 2016, Marcelo foi candidato a prefeito da capital mineira, quando ainda estava no PR, e ficou em penúltimo lugar, com apenas 2,71% dos votos.

Em dezembro do ano passado, Bolsonaro escalou Marcelo para cuidar de sua campanha em Minas para essas eleições. “É com esse time que nós pretendemos formar as executivas municipais do partido. Minas Gerais, aquele abraço”, disse o presidenciável na ocasião. Os dois passaram a ter uma relação mais estreita na Câmara dos Deputados a partir de 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT).

O segundo deputado federal mais votado de Minas Gerais foi o petista Reginaldo Lopes, com 194.268 votos. Assim como Marcelo Álvaro Antônio, ele também foi reeleito e concorreu às eleições municipais de Belo Horizonte em 2016. Na ocasião, Lopes ficou em 4º lugar, com 7,27% dos votos.

Seguido de Reginaldo Lopes, vem o novato André Janones (Avante), com 178.657 votos, o também petista e atual deputado estadual Paulo Guedes, com 176.833, e a atual vereadora de Belo Horizonte Áurea Carolina (PSOL), com 162.740.

Aécio entre os 20 mais votados

Com campanha discreta, o ex-candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), conseguiu conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Com 106.699 votos, o tucano foi o 19º candidato mais votado em Minas e o segundo do partido.

Apesar de ter garantido a vaga no parlamento, o desempenho dele foi inferior ao esperado; segundo levantamento do Ibope, divulgado pelo jornal O Globo, a expectativa era que Aécio fosse o mais bem votado do Estado. Nas eleições à Presidência da República de 2014, Aécio ficou em segundo lugar no resultado final, com 51.041.155 votos. Dilma Rousseff (PT) venceu o pleito com 54.501.118 votos.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!