Talão do Estacionamento Rotativo de BH vai deixar de ser vendido no dia 26; veja mudanças

Yuran Khan/Bhaz

Sabe aquele talão do Estacionamento Rotativo que você está acostumado a comprar nas bancas credenciadas espalhadas por BH? Ele está com os dias contados.

A partir do dia 26 de outubro a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital, deixará de comercializá-lo. Com isso o usuário poderá adquirir somente créditos do rotativo digital.

Apesar dos talões não serem mais vendidos, as pessoas que ainda o tiverem poderão utilizá-lo, visto que eles não perderão a validade. A retirada da venda faz parte do processo de regulamentação da plataforma disponibilizada pela autarquia aos motoristas da capital.

Nas bancas e comércios credenciados os créditos serão vendidos e poderão ser ativados no local da compra, caso a pessoa não tenha o aplicativo instalado no celular.

Como funciona o Rotativo Digital?

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS. Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas destas placas poderão estar ativadas num mesmo momento.Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento.

  • Clique aqui e baixe o seu favorito nas lojas virtuais;
  • Cadastre a placa do seu carro e escolha quantos créditos quer comprar e a forma de pagamento (pode ser cartão de crédito, débito ou boleto);
  • Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação;
  • O valor do crédito é o mesmo valor da folha do rotativo – R$ 4,40.

Novidade para motofretista

Para controlar o uso das vagas destinadas aos motofretistas. A BHTrans disponibiliza um aplicativo onde o profissional apontará o início do uso da vaga destinada a ele. Espera-se possibilitar o uso das vagas por todos eles. A autarquia alerta que as 573 vagas espalhadas por BH são destinadas somente para as motos de placa vermelha.

Os motofretistas não terão custo com o aplicativo. “Precisamos ter o controle para saber se aquela moto está estacionada a uma ou cinco horas”, afirmou a BHTrans. Outro ponto que espera-se evitar é o do uso indevido das vagas por motociclistas que não estão cadastrados, algo passível de multa.

As orientações para se cadastrar como motofretista pode ser conferida clicando aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!