[Acelera Aí] Chevrolet Spin Activ de sete lugares: dá para levar a sogra também

Amplo espaço interno, com capacidade para sete pessoas; modularidade e uma boa relação custo/benefício. Esses são os principais atrativos da Spin, que é um sucesso de vendas no Brasil. Andamos na nova versão aventureira, a Activ, que passou por uma pequena mudança no visual, não tem mais estepe pendurado na traseira e ganhou novos equipamentos.

Spin Activ 4

Sem estepe na traseira

Como um dos pontos fracos da versão Activ era o seu visual, criticado por muitos, a GM resolveu dar um trato na opção aventureira para deixá-la mais moderna e com um design digamos mais equilibrado. Uma das mudanças que mais chama a atenção foi o deslocamento do estepe da tampa traseira para o assoalho do porta-malas. Uma decisão acertada, que melhorou o acesso ao compartimento de bagagens e a visibilidade traseira.

Spin Activ 2

Outra mudança interessante foi a adoção da grade frontal ativa, que se abre e fecha automaticamente de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhora da aerodinâmica.

As alterações no visual incluíram um capô mais inclinado (mais aerodinâmico, segundo a GM), faróis mais afilados, com máscara negra e luz diurna em LED; novos contornos do para-choque, nova grade com moldura na cor preta, novos apliques plásticos, rodas com desenho exclusivo da versão, defletor de ar traseiro, janelas traseiras com novos contornos, lanternas mais alongadas e bipartidas e rack de teto em forma de “U”.

Spin Activ 3

A Spin Activ também passou por mudanças internas. A minivan ganhou revestimentos com novos materiais, o quadro de instrumentos tem mais mostradores e novo computador de bordo (parece o do Tracker) e novos desenhos para saídas de ar, porta-luvas e moldura da central multimídia.

Spin Activ 5

Bancos corrediços

Mas as principais mudanças por dentro foram a segunda fileira de bancos corrediços, que se movimentam em 50mm para a frente e 60mm para trás, melhorando acesso, capacidade do porta-malas (chegando a 756 litros) e conforto dos passageiros; os novos pontos de ancoragem de cadeiras infantis (Isofix e Top Tether) e o apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio.

Spin Activ 6

A Activ de sete lugares vem com um pacote fechado de equipamentos, com destaque para o sistema multimídia MyLink (Android Auto e Apple CarPlay), o sistema de telemática avançada OnStar, que agora até alerta o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro.

Spin Activ 7

Como a visibilidade traseira da Spin não é das melhores, equipamentos como o sensor traseiro de estacionamento e a câmera de ré com linhas guias também merecem destaque. A linha 2019 também ganhou acionamento automático do limpador de para-brisa e acendimento automático e ajuste de altura dos faróis.

Spin Activ 8

Trocas suaves

O conjunto motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, que passou por recalibragens, dá conta do recado, com bom fôlego e trocas suaves de marcha. Com sete pessoas a bordo, entretanto, exige um pouco de paciência. O consumo é razoável levando em conta o porte da Spin: na cidade, 10,3km/l (G) e 7,0km/l (E); e na estrada, 12,0km/l (G) e 8,3km/l (E), dados do Inmetro.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Spin Activ 11

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, 8 válvulas, que gera potências de 106cv (gasolina) e 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 16,8kgfm (gasolina) e 17,7kgfm (etanol)

Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,76m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,62m

Freios – Discos ventilados na dianteira, e tambores na traseira

Rodas e pneus ­– Rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Porta-malas – 162/553 litros

Tanque – 53 litros

Peso – 1.275 quilos

Spin Activ 10

Principais equipamentos – Alerta de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, sistema de grade ativa, travas e vidros com comando elétrico, volante multifuncional, sistema My Link completo, com tela sensível ao toque de sete polegadas; sistema OnStar com pacote Exclusive, computador do bordo, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento traseiro, controle automático de velocidade, sistema de fixação de cadeiras infantis (Isofix e Top Tether), rodas de liga de 16 polegadas, câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e rack de teto.

Preços – R$ 84.390. Com pintura metálica, sobe para R$ 85.690.

Spin Activ 9

 

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!