Granizo à vista! Por que recebemos pedrinhas de gelo diretamente do céu?

Foto ilustrativa: Reprodução/Redes sociais

Os moradores de Belo Horizonte ficaram preocupados, nesta segunda-feira (15), com o risco da cidade receber chuva de granizo. Sinônimo, na maioria das vezes, de possibilidade de danos (em automóveis, estruturas e até janela), as conhecidas pedrinhas de gelo vindas do céu sempre causam uma certa apreensão – hoje mesmo, foi registro esse tipo de ocorrência na região do Barreiro. Mas já parou pra pensar por qual motivo rola essa chuva de gelo?

O granizo é formado, sobretudo, por um choque término. Portanto, é registrado um calor intenso seguido de uma chuva forte – o que é comum nesta época do ano no Brasil, entre primavera e verão. O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cleber Souza, explica que esse choque é causado pelo encontro de massas de ar de diferentes temperaturas.

“Estamos com a atuação de uma massa de ar quente predominando sobre o Brasil. Agora, uma massa de ar frio, que vem do Sul, encontra a de ar quente e gera as chamadas nuvens cumulonimbus, que provocam tempestades em forma de granizo”, comenta.

Essas nuvens também são responsáveis por trovões e relâmpagos e só aparece em regiões mais quentes. “Essas nuvens também causam grandes tempestades que podem vir seguidas de granizo”, completa Souza.

Fique atento às recomendações

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas aos córregos e ribeirões nos momentos chuva forte, já que o nível de água pode mudar rapidamente e acarretar transbordamentos.

As pessoas também não devem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!