BH terá evento especial para a Noite Internacional de Observação da Lua

Divulgação/EBC

Misteriosa e fascinante, a Lua é muito estudada pelo ser humano e ganhou um dia dedicado totalmente a ela. No próximo sábado (20), o Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação mundial com observação noturna especial no Terraço Astronômico, sessões no Planetário sobre o tema, oficina e sarau lunático.

A chamativa bola branca no céu que ilumina nossas noites provavelmente surgiu de uma colisão da Terra com um corpo celeste há cerca de 4,5 bilhões de anos. Neste ano, a Noite Internacional de Observação da Lua em Belo Horizonte terá dois telescópios do Espaço da UFMG disponíveis para observação, que estarão apontados para o satélite e o público poderá ver seus detalhes.

A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas gratuitas na recepção e a obervação noturna começa às 19h. No mesmo horário, ocorre o Sarau Lunático, onde os visitantes são convidados a declamar textos que remetem ao astro. O público pode levar trechos de obras favoritas ou produções próprias.

A data é comemorada em diversos países e foi proposta pela Nasa Night Sky Network com o intuito de estimular a observação da Lua, abordando suas características básicas, detalhes técnicos e outros fenômenos.

No Mundo da Lua

Além da programação à noite, o Espaço do Conhecimento da UFMG também exibe sessões no Planetário durante todo o dia. O público poderá contemplar projeções como A Lua e o zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.

E às 14h, a oficina As fases da Lua ensina os participantes a prever a visibilidade do astro em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o por que da ocorrência de eclipses. Um modelo construído em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes ajudam na compreensão dos fenômenos.

Espaço do Conhecimento UFMG/Facebook/Reprodução

Serviço

Noite Internacional de Observação da Lua

Quando? Sábado (20), a partir das 14h

As Fases da Lua – às 14h, a partir de 08 anos

Observação Noturna – às 19h, livre

Sarau Lunático – às 19h, livre

Onde? Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários

Quanto? Gratuito

Mais informações? Clique aqui

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!