Atenção! BH poderá ter forte chuva com raios e rajadas de vento entre hoje e amanhã

Maria Navarro/Bhaz

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (16) sobre a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento. O aviso é válido do momento de sua emissão até as 12h de amanhã.

As rajadas de vento ficarão em torno dos 50km/h – nível considerado como forte em escala internacional, capaz de mover árvores grandes. Já o volume de chuva estimado é de 20 mm a 30 mm – entre moderada e forte para o parâmetro da Defesa Civil.

O órgão recomenda evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximo a córregos e ribeirões. Além disso, adverte-se que as pessoas não se abriguem e nem estacionem veículos embaixo de árvores.

De acordo com o meteorologista Jorge Moreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será de tempo nublado com pancadas de chuva. O que proporciona isso é o fluxo de umidade vindo do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “O fluxo favorece a formação de nuvens e consequentemente as chuvas”, explicou.

Apesar das chuvas o forte calor não dará trégua. “A temperatura máxima ficará entre 27°C e 30°C, enquanto a mínima em torno de 18ºC. A sensação de desconforto causada pelo calor continuará, pois o tempo abafado é típico desta época do ano”, conta o meteorologista.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!