Muro do Estadual Central é pichado com suástica, número 17 e frase homofóbica

Reprodução/Redes sociais

O muro de um dos colégios mais tradicionais de Minas Gerais amanheceu nessa terça (16) marcado pela intolerância. A comunidade escolar da Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte, se deparou com uma pichação de uma suástica, acompanhada de um número 17 e da frase “morte aos gays”.

O símbolo nazista e os dizeres foram pichados no muro da rua Fernandes Tourinho, na altura de uma árvore que fica no local. Testemunhas relatam já terem visto a mesma pichação em outras localidades do Centro. “Decepcionante ver isso na escola que dei aula por mais de 15 anos. Lá as diferenças sempre foram respeitadas, o ensino era focado para a transformação. Uma escola libertária”, lamentou uma ex-professora, que denunciou a pichação por meio das redes sociais.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que tomou ciência do ocorrido e já providencia a pintura do muro para esta quarta-feira (17). “A direção da unidade esclarece que o ato de vandalismo ocorreu durante a madrugada e que não há informações sobre os responsáveis”, disse.

Completou, ainda, “que repudia quaisquer atitudes e manifestações fascistas de discriminação e de preconceito”. A direção da escola informou, também, que criará uma comissão para discutir as ações pedagógicas que podem ser desenvolvidas com a comunidade escolar sobre essa temática. Uma das propostas que está sob análise é a criação de desenhos artísticos com mensagens positivas no muro da unidade.

Reprodução/Redes sociais

Apologia ao nazismo é crime

No Brasil, a legislação brasileira prevê reclusão de dois a cinco anos para quem “divulgar o nazismo”. De acordo com o parágrafo primeiro do artigo 20 da Lei do Crime Resultantes de Preconceito de Raça e de Cor 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!