Home Notícias BH Alunos de odontologia oferecem atendimento gratuito a moradores de rua

Alunos de odontologia oferecem atendimento gratuito a moradores de rua

Estudantes de odontologia da PUC Minas, de Belo Horizonte, iniciaram um projeto em junho para atendimento a moradores de rua da capital. Além de ir até o local e fazer a prevenção nas pessoas, os estudantes também distribuem kits de higiene bucal, alimentos, roupas e cobertores.

A primeira visita, feita em junho, foi às pessoas que moram na região do Hospital João XXIII, no Centro. Na ocasião, 30 delas foram atendidas. Os 21 alunos e dois professores fazem parte da Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia (Lacbe). O projeto “Sorriso Invisível – Sendo Luz na Escuridão” também tem uma parceria com voluntários que auxiliam na distribuição das doações.

“O projeto surgiu a partir de uma ideia da liga que, além do estudo, tem o intuito de ajudar a comunidade de alguma forma. Entendemos que os que mais necessitavam de ajuda eram os moradores de rua”, explica, ao Bhaz, Geovane Mateus Silva Resende, aluno e diretor de extensão do projeto.

De acordo com Resende, o projeto é uma grande inovação na universidade. “Tanto para a instituição, quanto para nós mesmos. É importante acabar com a barreira do preconceito, procurar sempre ter mais respeito e atuar para a comunidade. Todos voltam transformados, estimulados. Isso molda o caráter; colocar um pouquinho de amor é essencial para um trabalho bem-feito”, conta Geovane.

Foto: Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia (Lacbe)

Expansão do projeto

O objetivo agora é atender pelo menos 60 moradores de rua nesta sexta-feira (19). Será feita uma espécie de triagem e, os casos mais complexos, terão um tratamento iniciado no sábado (20), na unidade Coração Eucarístico da universidade.

“Queremos expandir o projeto e levá-lo para cada vez mais pessoas. Não é somente uma questão de cuidar da saúde bucal, mas cuidar de gente, de pessoas que realmente precisam”, acrescenta Geovane Resende.

 

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Jornalista no Portal BHAZ

Comentários