Depois de decretar o edital para patrocínio em cota única do Carnaval de Belo Horizonte 2019-2020 deserto – quando nenhuma empresa manifesta seu interesse em concorrer -, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) republicou o documento esta semana com uma grande alteração: as empresas poderão usar a Lei de Incentivo à Cultura, estadual ou federal, para patrocinar a festa.
“Quem tiver interesse em patrocinar a festa poderá usar a lei em até 30% do valor total das estruturas solicitadas. Ou seja, vai diminuir o investimento direto, sem comprometer o montante mínimo esperado por nós. Isso não tinha no primeiro edital, quando o postulante teria que gastar 100% dos encargos, agora fica o mínimo estabelecido em 70%”, disse, em entrevista ao Bhaz, o presidente da Belotur, Aluizer Malab.
A estrutura citada por Malab é referente a itens necessários para o andamento da folia, como sanitários químicos, segurança privada, serviço de limpeza, entre outros.
“O primeiro edital foi alto para o mercado”, reconhece o presidente da Belotur, justificando a ausência de propostas para o patrocínio em cota única do Carnaval de BH.
Crescimento do Carnaval de BH
Aluizer Malab conta que quando o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), assumiu a prefeitura o patrocínio para a folia era de R$ 1 milhão e que, a partir disso, sua equipe começou a trabalhar para que tanto a festa quanto o patrocínio aumentasse. “Não queremos onerar os cofres públicos, pois o Carnaval é a manifestação espontânea do povo e o município precisa dar conta de prestar os serviços”, disse.
O aporte financeiro mínimo proposto pelo edital é de R$ 10,5 milhões, sendo que do total R$ 4,5 milhões serão destinados para 2019 e R$ 6 milhões para o ano de 2020. Como o valor mínimo é esse, o critério de desempate dos interessados será a maior oferta. “A proposta que apresentar mais recursos levará. Por exemplo, para ano que vem o mínimo é R$ 4,5 milhões. Caso a gente receba uma proposta de R$ 4.500.001,00 ela será a vencedora”, acrescentou Malab.
E se não houver patrocinador?
Indagado sobre uma nova ausência de propostas para o patrocínio do Carnaval, o presidente da Belotur disse que isso influenciaria diretamente no planejamento feito por sua equipe. “A festa ficará aquém daquilo que precisamos ter; teríamos de reestruturar nosso projeto, pois existem algumas coisas que a PBH consegue realizar”, comentou Malab.
O crescimento da festa em BH, em termos de público, faz com que a Belotur acredite que alguma empresa se interesse em patrocinar a folia. “O retorno do nosso Carnaval é bom para as empresas, por isso não conto com a possibilidade de haver um novo deserto. Belo Horizonte é um dos lugares mais procurados para as pessoas se divertirem”, concluiu.
Patrocínio
Os interessados em enviar propostas para o patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte devem entregar os envelopes no Edifício Sede da Belotur, até às 10h da próxima sexta-feira, 26 de outubro. Para acessar o edital, é preciso solicitá-lo pelo e-mail [email protected] ou então no endereço Rua da Bahia, 888 – Bairro Centro, 6º andar.