Ferido, vias alagadas, carros levados e quedas de árvore: Chuva causa estragos em BH

Corpo de Bombeiros/Divulgação + Thiago Ricci/Bhaz

Como já é de costume do belo-horizontino, a forte – e rápida – chuva desta quinta-feira (18) foi o bastante para espalhar estragos e transtornos pela cidade. No caso mais grave, segundo os bombeiros, uma pessoa ficou ferida após o carro onde estava ser atingido por uma árvore. Diversas vias foram alagadas, energia elétrica foi interrompida e o trânsito ficou caótico.

Carro é atingido por árvore na Contorno (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Em apenas 50 minutos, as regiões Centro-Sul e Oeste da capital mineira receberam cerca de 50 mm, volume considerado muito alto pela Defesa Civil. O resultado foi o cenário conhecido em chuvas intensas: avenidas como Francisco Sá, Amazonas Prudente de Morais, Bias Fortes, Pedro II, além de outras vias nas regiões mais atingidas, além da Pampulha (onde caiu 36 mm), alagadas. Até mesmo uma agência do Banco do Brasil foi alagada.

Via no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, é alagada (Thiago Ricci/Bhaz)
Agência do Banco do Brasil alagada e fora do ar, em frente à Roma Veículos, na Francisco Sales com Amazonas, no bairro Prado (Reprodução/WhatsApp)

No bairro Prado, Zona Oeste de BH, carros foram arrastados. Na avenida do Contorno, no bairro Santa Tereza, na região Leste da cidade, um veículo foi atingido por uma árvore, que cedeu durante o temporal. Uma pessoal ficou ferida, e precisou ser retirada do carro pelos bombeiros, mas estava consciente quando foi socorrida.

Carro é atingido por árvore na Contorno (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O trânsito ficou caótico em diversos pontos. Semáforos apagados, acidentes e quedas de árvore obstruindo o fluxo de veículos foram algumas das principais causas. Há registro de queda de energia em vários bairros da capital.

“Queda de árvore sobre semáforo na Afonso Pena com Tamoios ocupando duas faixas no sentido Mangabeiras”, avisou, às 12h30, a BHTrans. Na avenida Barbacena, um caminhão foi atingido por uma árvore: ao menos outras três quedas foram registradas. Espécimes também caíram em vias como Andradas, João Pinheiro, Contorno.

Na região Oeste da capital, um motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a calçada e só parou após atingir uma árvore. O local é palco frequente de acidentes quando chove: a rua chama-se Rubens Caporali Ribeiro e é uma das entradas para o bairro Buritis pelo Anel Rodoviário. Apesar do carro ter ficado bastante destruído (veja foto abaixo), o motorista não teve ferimentos graves.

Jorge Guadalupe/Bhaz

Acumulado de chuva (mm), por Regional, de 11h30 até 12h20 de quinta-feira (18), segundo a Defesa Civil:

Barreiro 9,8
Centro Sul 49,0
Leste 23,2
Nordeste 6,8
Noroeste 30,6
Norte s/dados
Oeste 51,0
Pampulha 36,0
Venda Nova 33,2

Média Climatológica Outubro: 104,7 mm (Fonte: INMET, 1981-2010)

Balanço dos estragos

A Defesa Civil divulgou por volta das 16h o balanço de chamados nesta quinta, por conta das chuvas. Foram 32 chamados, entre eles:

3 chamados por alagamento

4 chamados por destelhamento

1 deslizamento de terra

6 quedas de árvore

1 infiltração

3 riscos de danificação ou destruição de edificação

2 riscos de desabamento de muro

5 trincas/trinchas e infiltrações em muro/trincas e rachaduras em muro

1 risco de queda de árvore

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!