Flávio Bolsonaro tem conta banida do WhatsApp; empresa fez reativação durante esta tarde

Fotos: Agência Brasil + Twitter

O senador eleito do PSL, Flávio Bolsonaro, teve sua conta banida do WhatsApp na manhã desta sexta-feira (19). O filho do presidenciável Jair Bolsonaro relatou o ocorrido em seu Twitter e disse que não teve nenhuma explicação dos motivos.

“A perseguição não tem limites! Meu WhatsApp, com milhares de grupos, foi banido DO NADA, sem nenhuma explicação!”, disse o senador do PSL. De acordo com a Folha de São Paulo, a conta de Bolsonaro foi suspensa após o aplicativo perceber um movimento anormal no número. Foram diversas reclamações de pessoas que estariam recebendo spam pela conta do senador. A conta da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também foi banida por motivos similares.

O aplicativo enviou notificações extrajudiciais para algumas agências, como a Quickmobile, Yacows, Croc services e SMS Market para que não enviem mais mensagens em massa. Elas foram citadas em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, na edição de quinta-feira (18), como responsáveis pelo envio de mensagens anti-PT, em favor do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo a reportagem, as empresas também utilizavam números de celulares conseguidos pela internet, para que pudessem aumentar o alcance na rede social. A Folha informou que para movimentar as redes, as empresas teriam investido R$ 12 milhões, o que é ilegal e pode ser considerado crime eleitoral.

O assunto gerou desconforto até mesmo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está anunciando desde segunda-feira uma reunião com a direção das campanhas dos candidatos do PSL e do PT para tratar sobre fake news, mas só confirmou nesta sexta o encontro para domingo (21).

Após a reclamação feita via Twitter, Flavio Bolsonaro, senador recém-eleito, informou que a conta foi reativada, mas ainda cobra explicações. “Meu telefone, cujo WhatsApp foi bloqueado, é pessoal e nada tem a ver com uso por empresas”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!