Instituto Histórico de Pitangui lança campanha para higienizar documentos afetados por incêndio

Fotos: Instituto Histórico de Pitangui/Divulgação

No ano em que completa 50 anos de fundação, o Instituto Histórico de Pitangui (IHP), em Pitangui, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, lança campanha destinada a arrecadar recursos para a higienização dos documentos que foram afetados pelo incêndio que em setembro do ano passado destruiu sua sede. O lançamento da campanha será neste sábado (20), durante solenidade comemorativa do cinquentenário da instituição. Ajude por AQUI.

Na solenidade, serão homenageados os voluntários que, por ocasião do incêndio, fizeram o transporte do acervo para a Biblioteca Municipal de Pitangui, onde estão acondicionados; e os fundadores. Ocorrerá, também, a posse dos novos associados da instituição.

Instituto Histórico de Pitangui

O Instituto Histórico de Pitangui é o depositário de um acervo formado por milhares de documentos dos séculos 18, 19 e 20, além de imagens de arte sacra do mesmo período. O incêndio não queimou nenhum documento ou imagem, pois as chamas foram debeladas a tempo. Porém, o acervo ficou impregnado de fuligem e indisponível para consulta. Com a campanha, o IHP espera arrecadar recursos para a compra de equipamentos de segurança (máscaras e luvas), além do material de limpeza necessário para a higienização.

Campanha

A campanha destina-se a arrecadar os recursos necessários para que o acervo seja higienizado, condição para que seja levado para sua nova sede, o sobrado localizado no Centro Histórico de Pitangui, cuja restauração, conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acaba de ser concluída. Com a higienização e transferência do acervo para a nova sede, os documentos poderão voltar a ser liberados para consulta pública.

Dos documentos que formam o acervo do IHP, a parte relativa ao século 18 e metade do século 19 está identificada e organizada. São cerca de 15 mil documentos, entre os quais estão 1.119 ações de alma – o maior acervo do país deste tipo de documento – que era um empréstimo no qual tomador se comprometia a pagar a dívida mediante um juramento no qual emprestava sua própria alma para selar o compromisso. No acervo estão também testamentos, notificações e registros de escravos, entre outros documentos do período.

As doações para campanha poderão ser feitas por AQUI.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!