Preços exorbitantes nesta noite? Tarifa de app explode após temporal em BH

(Uber/Divulgação)

O temporal que atingiu Belo Horizonte entre a tarde e início da noite desta sexta-feira (19) resultou em vias alagadas pela cidade e, consequentemente, um trânsito caótico. O aplicativo Uber, cada vez mais frequente na rotina do belo-horizontino, resolveu aplicar a tarifa dinâmica e, pasmem!

Simulações de uma corrida com o app chegaram a calcular uma tarifa superior a R$ 90. Normalmente a viagem teria o valor de aproximadamente R$ 40 reais dentro da tarifa dinâmica na faixa das 19h. A rua Leopoldina do bairro Santo Antônio, na Zona Sul de BH, foi usada como origem.

Em nota, a Uber afirma que o aumento das taxas ocorrem “quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando em determinada região”. E reitera que esse mecanismo “ajuda a equilibrar a oferta e a demanda, pois incentiva os motoristas a estarem disponíveis, por exemplo, após o fechamento de bares no sábado à noite ou durante uma tarde de chuva”.

Veja a nota na íntegra:

Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho.

O preço dinâmico é aplicado para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar. Quando a oferta sobe novamente, os preços voltam ao normal. Sem o preço dinâmico, haverá momentos em que o usuário simplesmente não conseguirá ter um carro – parte fundamental da experiência da Uber é oferecer transporte confiável, ou seja, sempre ser possível conseguir um carro, não importa o horário ou a situação.

Esse mecanismo ajuda a equilibrar a oferta e a demanda, pois incentiva os motoristas a estarem disponíveis, por exemplo, após o fechamento de bares no sábado à noite ou durante uma tarde de chuva. Assim, nossos usuários podem confiar que não ficarão na mão.

Sempre informamos os usuários com antecedência sobre os preços de cada viagem, inclusive quando o preço dinâmico está vigente.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!