Zema diz que onda de ataques veiculada na campanha de Anastasia é ‘coisa da turma do Aécio’

Fotos: Vitor Fernandes/Bhaz

Com troca de acusações acalorada, Romeu Zema (Novo) e Antonio Anastasia (PSDB) se enfrentaram no debate promovido pela RecordTV, na tarde deste sábado (20). O senador tucano destacou por diversas vezes que o seu adversário não tem um plano de governo sólido. Por outro lado, o empresário acusou o tucano de propagar fake news com auxílio da “turma do Aécio Neves”.

Em uma pergunta feita por Luiz Gustavo, repórter da RecordTV, foi abordada uma possível participação de Aécio Neves no governo de Anastasia. O candidato negou.

“Eu entrei na política pela porta técnica. Não sou apadrinhado pelo ex-governador Aécio. Comecei na administração com o governador Hélio Garcia. […] Senador Aécio foi eleito deputado federal e vai desenvolver seus trabalhos na Câmara. Ele não vai participar do meu governo e nenhum de seus familiares. […] Não vim de família política. Estou aqui para servir. Uma vocação pública dedicada de anos por Minas Gerais. Vamos trabalhar com criatividade”, disse o candidato do PSDB.

Zema comentou a resposta do tucano dizendo que acredita que os ataques que vem recebendo nos últimos dias são articulados por Aécio Neves.

“Eu respeito, como toda Minas Gerais, a pessoa do ex-governador Anastasia, o qual já conhecemos há tempo e que sempre prezou pela ética. A única coisa que pode ser questionada é quem efetivamente está por trás da condução da campanha dele. Haja vista os vídeos apresentados, os ataques à minha pessoa. Parece realmente que tem coisa aí da turma do Aécio. Eu fico desconfiado, porque o que tem sido apresentado não tem características do professor Anastasia. Eu tenho certeza. Então eu e minha equipe ficamos muito incomodados quando vimos esses ataques baixos e sujos e pensamos que isso não deve ser da turma do Anastasia. Deve ser do Aécio”, afirmou o candidato do Novo.

Foto: Vitor Fernandes/Bhaz

Desemprego em Minas

Durante o debate, o tema desemprego foi um dos mais lembrados pelos candidatos. Minas Gerais possui aproximadamente 1,5 milhão de pessoas sem ocupação formal.

“Temos que reverter isso através de uma política que cria um ambiente favorável em Minas Gerais ao aumento de empresas de qualificação para que o poder público tenha condições de permitir que o emprego seja criado no Estado. Nós temos em Minas boa educação e temos condição de oferecer empregos de qualidade”, afirmou Anastasia.

Zema criticou o governo tucano. “Minas é estado mais inóspito para investir no Brasil. Nós temos a legislação tributária mais complexa. Isso já se arrasta a décadas e nada foi feito pelos políticos de sempre”, explicou. Para reduzir despesas, o candidato disse que não irá morar no Palácio da Liberdade e nem receber salário enquanto os servidores não forem pagos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!