[Farsa ou Fato] Urnas eletrônicas estarão programadas de acordo com o horário de verão?

Foto: Agência Brasil/Reprodução

Nos últimos dias, relógios de celulares e computadores adiantaram sozinhos o horário em uma hora. Os casos aconteceram por ajustes incorretos em relação ao horário de verão, que só começa no próximo dia 4 de novembro. Agora, uma notícia que o sistema das urnas nas eleições de segundo turno de domingo (28) seria afetado por esse problema, e que os votos após às 16h não seriam computados, começou a circular pelas redes sociais.

De acordo com mensagens disseminadas por grupos de WhatsApp, as urnas estariam programadas para funcionarem com o horário de verão, e os votos feitos após às 16h, seriam descartados. A votação ocorre das 8h às 17h, neste domingo (28).

WhatsApp/Reprodução

Afinal, é verdade ou não que as urnas eletrônicas estariam programadas para não receber votos após às 16h? A notícia é uma FARSA! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu a informação em seu site oficial. “Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas sim, para funcionar no horário oficial”, explica o TSE.

TSE lança site de esclarecimentos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, no último dia 11, uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas e falaciosas que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.

Por meio do site esclarecimentos sobre informações falsas, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a lisura do processo eleitoral nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!