Crianças repetem falas de Bolsonaro para conscientização do voto; assista

YouTube/Reprodução

Um vídeo que mostra crianças repetindo falas ofensivas ditas pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) tem repercutido nas redes sociais. A campanha é da entidade “Voto Limpo” e, postada pelo perfil do deputado federal Enio Verri (PT-PR), já tem mais de 200 mil compartilhamentos desde terça-feira (23).

O vídeo dura dois minutos e trinta segundos e, durante este tempo, meninos e meninas repetem declarações feitas pelo candidato do PSL, que causaram impacto ao longo da campanha eleitoral e da vida política do candidato.

Frases como “O grande erro da ditadura foi torturar e não matar”, “Eu sonego tudo que for possível” e “Auxílio-moradia era pra comer gente” são ditas pelas crianças no vídeo.

Uma menina diz: “Tenho cinco filhos, quatro são homens. Na quinta dei uma fraquejada, e veio uma mulher”. “Cala sua boca”, fala outra criança. “Jamais iria estuprar você porque você não merece”, repete um menino.

Durante o vídeo, outras frases como “Eu tenho imunidade pra falar que sou homofóbico, sim” e “As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem” também aparecem.

No fim do vídeo, um texto completa a campanha: “Se o seu candidato fala, o seu filho pode falar também. O futuro do Brasil está nas suas mãos”.

Repercussão do vídeo

Após a repercussão da campanha, algumas pessoas mostraram indignação com o vídeo. “Expor crianças para repetir essas falas, aí já é demais…”, disse uma internauta na página do deputado federal do PT. “Que apelação! Deixem as crianças fora disso! Quem usou essas crianças nesse vídeo deveria responder um processo e os pais que permitiram o uso da imagem de crianças que não tem entendimento nenhum”, disse outra pessoa.

Contudo, muitas pessoas discordaram, e sustentam o argumento de que as falas foram ditas por Jair Bolsonaro e, quem o apoia, não deveria se importar. “Pessoas falando que não concordam com as crianças falando essas coisas, mas o candidato de vocês falando é normal, não é? Quanta hipocrisia!”, escreveu uma pessoa.

“Saiba que se um adulto fala, a criança repete. Não apenas as palavras, mas as ações. Tudo começa com o EXEMPLO! Qual será o exemplo que você deixará para as nossas crianças com o seu voto? Seu voto é a principal ‘arma’ para combater esse discurso de ódio”, disse outro internauta.

Políticos, artistas e anônimos repercutiram o vídeo em suas redes sociais:

O vídeo, originalmente postado no YouTube, não traz descrição alguma sobre a entidade “Voto Limpo”, que também não teve perfil encontrado em nenhuma rede social ou pelos sites de busca da internet.

Procurada pelo Bhaz, a assessoria de imprensa do candidato Fernando Haddad (PT), em São Paulo, informou que o vídeo não foi produzido pela campanha de Haddad e não faz parte do seu material de divulgação.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!