Tradicional reduto do choro de BH, Bar do Salomão faz postagem exaltando Bolsonaro e revolta clientes

Yasmin Santana + Beatriz de Pinho

Conhecido como bar do atleticano, o Bar do Salomão, na Zona Sul de BH, também é clássico por abrigar um dos principais projetos de choro da cidade. O estabelecimento, no entanto, se envolveu em uma polêmica nesta segunda-feira (29) após o perfil oficial publicar uma mensagem exaltando o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), conhecido por suas falas de intolerância e autoritarismo.

“Com muito orgulho eu fiz parte da maior campanha eleitoral popular voluntária da história do Brasil!”, diz a imagem publicada, cujo fundo é bandeira do Brasil. Na manhã de hoje, a postagem viralizou nas redes sociais acompanhada de mensagens de repúdio. “Mais uma decepção. Uma enorme traição a todos os frequentadores do chorinho, que em sua maioria são definitivamente pró-democracia e sempre fizeram daquele espaço um local de diversidade”, escreveu Raul Godim.

Em seguida, os músicos responsáveis pelo chorinho também criticaram o posicionamento e informaram que o projeto está suspenso nesta semana. “Quem frequenta o local nas segundas e quintas (dias do Choro) sabe que o clima que prevalece entre nós (músicos) e maioria expressiva do público é de diversidade, amor, respeito, combate e resistência a toda forma de autoritarismo e intolerância”, afirma trecho da nota assinada por Artur Padua.

“Somos artistas. Somos, antes de qualquer coisa, a favor e pela democracia. Não faz sentido apoiar que é contra nós. Não nos representa. Já suspendemos as atividades essa semana e estamos discutindo entre nós para decidir um próximo passo a ser dado. O movimento que ajudamos a construir nesse espaço independe de um local”, complementa.

‘Alguém errou’

A publicação do Bar do Salomão foi deletada ainda nesta manhã, logo após a repercussão negativa. Procurado, o proprietário do bar, Salomão Jorge Filho, afirmou ao Bhaz que não realizou a postagem e não sabe quem foi o responsável. “Eu não sei quem fez isso. Fiquei sabendo hoje de manhã pelo meu filho. O bar nunca se posicionou politicamente, aqui é só futebol mesmo. Alguém errou, isso é fato, mas não sei quem foi. Não sei também se fizeram de sacanagem ou de forma não intencional”.

Salomão ainda explica que o local é totalmente democrático e que as pessoas exageraram. “O bar sempre recebeu atleticanos e cruzeirenses, pessoas da direita e da esquerda, somos um local para todos. Nunca fiz campanha, acho exagero por parte de alguns clientes, não precisava disso tudo”, finaliza.

Os clientes ficaram muito nervosos com a situação, alguns prometem um boicote. “Não frequento mais o estabelecimento. Apoiadores de fascistas!”; “Minha gente, é nosso dever e missão prezar pela nossa segurança. Se esse bar apoia fascista tem mais é que ser boicotado. Eu que não piso lá já que sei que tal lugar não é seguro pra mim”, dizem alguns dos comentários.

O bar também se posicionou através do Instagram, reafirmndo que a postagem não foi feita pelos proprietários, mas por terceiros. Além disso, afirmaram que o objetivo do local é fornecer entretenimento através do esporte e da música.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Bar do Salomão (@bar_do_salomao) em

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!